Renascer participa no Festival de Teatro de Proença-a-Nova
14 de Setembro, 2021O Grupo de Teatro Renascer apresentou no passado Sábado, dia 11 de setembro, a peça “Trincheira Central” que marcou assim regresso do Festival de Teatro (16ª edição) ao auditório municipal de Proença-a-Nova (distrito de Castelo Branco). Com três actores em palco, foi narrado o drama em torno da história de soldados de facções opostas que ficaram desafortunadamente presos numa mesma trincheira, abrindo espaço para se pensar na vida, nos sonhos perdidos, nas esperanças de um amanhã melhor e num jogo de poderes que, muitas vezes, é demasiado sujo. Com este enredo, trabalhado previamente pelo encenador Felipe Silva, juntamente com o elenco do Renascer (composto por João Gomes, Teresa Pinho e Filipa Rocha que interpretaram os papéis dos três militares abandonados à sua sorte) e demais técnicos da colectividade, valorizou-se a necessidade de se imprimirem valores humanistas e pacifistas neste mundo porque a guerra é a expressão mais cruel do ódio em que as virtudes são banidas.
Refira-se que Proença-a-Nova tem já uma imagem assinalável no que concerne à aposta na cultura e no teatro, realizando-se aqui um dos maiores festivais de artes cénicas.
O Grupo de Teatro Renascer voltou a dizer presente, continuando a difundir as suas peças pelos principais palcos do país.
Créditos da Imagem: Município de Proença-a-Nova