Renascer soprou 29 velas

30 de Junho, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

No dia 30 de Junho de 1992, começava um novo projecto que procurava reforçar ou até mesmo consolidar a tradição cultural em Esmoriz – o Grupo de Teatro Renascer. Este grupo de teatro integraria inclusive o núcleo muito restrito de colectividades que estiveram por detrás da fundação da ANTA – Associação Nacional de Teatro de Amadores.

Apesar de vários momentos de impasse, esta derradeira instituição da ANTA acabaria por conhecer uma notória difusão, transformando-se mais tarde na Federação Portuguesa de Teatro, processo que contou sempre com o apoio incondicional do Grupo de Teatro Renascer. O primeiro fórum permanente de teatro, a nível nacional, foi realizado em Esmoriz (em Janeiro de 2008), e desde esse momento até então, este modelo de evento nunca mais cessou (excepção feita ao período pandémico), percorrendo o país inteiro.

O Grupo de Teatro Renascer já organizou até hoje 20 festivais de Teatro de Esmoriz, contando com a presença de várias personalidades ilustres da televisão, do cinema e da música que aceitaram o repto de serem madrinhas ou padrinhos das sucessivas edições do evento, além de os seus certames incluírem inúmeras peças de grupos teatrais, artísticos e musicais respeitados deste país.

A colectividade já participou em algumas finais do Concurso Nacional de Teatro, promovido pela Federação Portuguesa de Teatro, e já alcançou inclusivamente algumas proezas a nível individual (com actores seus a serem premiados; ou as suas peças a serem distinguidas nalgumas categorias específicas).

Algumas das peças mais conhecidas até então do Grupo de Teatro Renascer foram as seguintes: De Beren e Luthien, Era uma vez um dragão, Sem Saída, Rapunzel, Flor Alma Espanca, As Máscaras da Vida, etc.

Mas o dia desta terça-feira é mais um marco bonito para a entidade – o Grupo de Teatro Renascer está de parabéns e celebrou assim 29 anos de êxitos culturais, e o trigésimo aniversário será já em 2022! É certo que a pandemia impede, para já, grandes celebrações, mas o Renascer já aproveitou para regressar recentemente aos palcos, após quase dois anos de paragem, e pelo que vimos, parece manter-se na senda da qualidade e da diversificação dos conteúdos apresentados aos seus espectadores.


Créditos da Imagem: “Flor Alma Espanca” protagonizado pelo Grupo de Teatro Renascer (vida de Florbela Espanca). Foto publicada nas redes sociais pelo Grupo Contra-Senso.