Renascer trabalhou com Agrupamento de Escolas de Esmoriz na Semana do Teatro

28 de Março, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

No âmbito do Dia Mundial do Teatro, o Grupo de Teatro Renascer promoveu a SEMANA DO TEATRO, projeto que visa a formação intensiva dentro do Grupo e onde também se abriram as portas ao exterior de forma a trabalhar directamente com a comunidade.

Este ano, a formação interna ocorreu entre os dias 16 e 22 de Março, com o ator e encenador Felipe Silva, e contemplou tanto a Escolinha do Renascer como o Grupo de Adultos, perfazendo cerca de 14 horas de formação, na base da Oficina de Construção de Personagem.

Nos dias 21, 22 e 23, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Esmoriz, o Renascer apresentou na sua sede um espetáculo dinâmico assente no conto tradicional do Capuchinho Vermelho, para cerca de 300 alunos das Escolas Primárias. Após o espetáculo, os participantes tiveram a oportunidade de ver “o outro lado” desta grande máquina que é o Teatro, numa visita pelos camarins, palco e régie; fizeram alguns exercícios de voz e dicção; explicou-se o funcionamento geral por detrás da “cortina mágica”, falou-se da importância do Teatro como componente de formação ativa na sociedade e os elementos técnicos do Renascer responderam a muitas questões que as curiosas e atentas crianças colocaram.

Foram dias de aprendizagem e diversão, traduzidos em momentos de alegria, e que de resto mostram o compromisso e trabalho contínuo do Grupo de Teatro Renascer em prol da educação e cultura na Comunidade.

O Renascer agradece ao Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Associação de Pais, professores e auxiliares que cooperaram ativamente e tornaram esta atividade num sucesso. Deixam igualmente um enorme obrigado às crianças, esperando ter satisfeito um pouquinho da sua curiosidade e que tenham saído tão contentes como eles devido à experiência cultural.

Foi também prestado um agradecimento especial também ao actor Felipe Silva, e aos parceiros que apoiaram logisticamente, nomeadamente a Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz e INSATEC.