Requalificação da rede urbana de Válega gera pontos de vista diferentes

15 de Outubro, 2020 0 Por A Voz de Esmoriz

Nos últimos tempos, a Câmara Municipal de Ovar tem investido na rede de saneamento e em esforços de requalificação da rede viária de Válega. Dentro deste contexto, foram já intervencionados os seguintes arruamentos: a Rua das Estradas e Acácio Valente, a Rua Padre Laranjeira, a Rua Padre Pinho, a Rua da Candosa, a Rua Fonte da Mourã, a Rua e a Travessa de Bertufe, a Rua da Giesteira, a Rua Família Nunes e a Rua Nona. Neste momento, decorrem simultaneamente empreitadas na Rua do Carvalhal, Rua da Columbófila, Rua Capela do Outeiro – troço Sul, Rua do Monte da Candosa, Rua e Travessa da Ervideira, Rua de S. João e Rua do Seixo Branco.
De sublinhar, que se encontra já aprovado um projeto para a requalificação de outros arrumamentos (casos da Rua de Real, Rua das Corgas, Rua Augusto de Pinho e Rua do Cadaval).
A Rádio Voz de Esmoriz esteve hoje à conversa com Jaime Almeida, Presidente da Junta de Freguesia de Válega, e Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, de modo a obter reacções que, neste caso em concreto, seriam distintas.
Jaime Almeida reconhece que existem ainda muitas estradas por intervir, dado o facto da vila ter uma considerável dimensão (aglutinando 46 lugares) e considera que poderá ser precipitado começar a repavimentar-se as estradas quando, no seu entender, existem ainda problemas de saneamento e na rede de águas pluviais. O Presidente da Junta de Freguesia de Válega refere que os cidadãos estão desesperados porque as obras de saneamento que condicionam a vida pública já duram há dois anos e meio, mais do que era expectável.
Por seu turno, Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, tem uma visão mais optimista e recorda que foram investidos 800 mil euros na rede viária em Válega. O edil reforça também a ideia de que a nova rede de saneamento será uma mais-valia para a saúde pública dos valeguenses. Salvador Malheiro admite que esta derradeira obra estrutural acabou inevitavelmente por “esventrar” várias vias, o que naturalmente causou alguma indignação nos cidadãos, mas o autarca garante que há a vontade total de repavimentar o máximo de ruas para que a normalidade seja retomada. O autarca agradece a paciência e a compreensão da população e assegura que o investimento na rede urbana de Válega terá que ser continuado até que se alcance o estado desejável.

Direitos da Foto: CMO