Rescaldo das eleições autárquicas – PS com mais autarquias, PSD reduz diferença e Independentes ganham força

27 de Setembro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Nestas eleições autárquicas de 2021, o Partido Socialista voltou a ser a força política que conquistou mais autarquias, ao todo, 149, contudo perdeu 12 face a 2017. Por sua vez, o Partido Social Democrata conquistou 114 câmaras municipais (incluindo coligações de direita), recuperando alguma da desvantagem, embora ainda tenha 35 autarquias a menos em relação aos socialistas.

Por sua vez, a CDU e os Grupos de Independentes conquistaram 19 autarquias, enquanto o CDS-PP manteve as mesmas 6 (embora tenha ganho outras autarquias em forma de coligação, como foram os casos de Lisboa ou Aveiro).


Autarquias conquistadas por partido.
PS mantém hegemonia, mas PSD aproxima-se.
Créditos do Gráfico: Rádio Renascença

Os resultados da grande noite eleitoral conheceram diferentes expressões nos mais diversos municípios. Na capital, Lisboa, Carlos Moedas (PSD) contra todas as sondagens conseguiu vencer Fernando Medina (PS), após uma corrida muito renhida entre ambos os candidatos. Em Coimbra, José Manuel Silva (PSD) também interrompeu a hegemonia socialista.

Mas os grupos de independentes também mantiveram a sua “chama” acesa. Rui Moreira conquistou a Câmara Municipal do Porto, embora sem maioria absoluta, Pedro Santana Lopes regressou à presidência da Figueira da Foz, Isaltino Morais venceu a autarquia de Oeiras, e no distrito de Leiria, quatro autarquias passaram igualmente para grupos de cidadãos (Marinha Grande, Batalha, Caldas da Rainha e Peniche). Estes foram alguns exemplos de candidaturas, sem apoios partidários expressos, que singraram na noite do dia 26 de Setembro.

No distrito de Aveiro, já fizemos alusão à vitória por maioria absoluta de Salvador Malheiro no município de Ovar (veja-se reportagem anterior), e os sociais-democratas triunfaram igualmente em Aveiro, Santa Maria da Feira, Estarreja, Castelo de Paiva, Murtosa, Vagos, Águeda e Sever do Vouga.

Em Espinho, Miguel Reis (PS) conseguiu derrotar Vicente Pinho (PSD) e a autarquia passou agora para as mãos dos socialistas. O PS venceu igualmente em Oliveira de Azeméis e Arouca.

O CDS-PP venceu em Albergaria-a-Velha, Vale de Cambra e Oliveira do Bairro. Movimentos independentes ganharam em Ílhavo, Anadia e Mealhada.

Em termos nacionais, a abstenção foi de 46,3%, a segunda maior de sempre em termos de eleições autárquicas (só foi superada no sufrágio de 2013).


Pedro Santana Lopes regressa 20 anos depois à liderança da Câmara Municipal da Figueira da Foz, no âmbito de uma candidatura independente.
Créditos da Imagem: Paulo Cunha

Créditos da Imagem de Destaque: Defesa de Espinho (A festa dos socialistas em Espinho. Miguel Reis recuperou a autarquia para o PS)