Resultados das Eleições em Espanha dificultam estabilidade política
25 de Julho, 2023Em Espanha, continuarão os ventos de indefinição política. Neste passado domingo, o PP de Alberto Núñez Feijóo venceu as eleições ao conseguir 136 deputados, seguido do PSOE de Pedro Sanchez com 122. O Vox ficou em terceiro lugar com 33 lugares e o Sumar em quarto com 31 lugares. Se compararmos ambos os blocos, a direita fica na frente com 169 lugares contra 153 da esquerda, ou seja, uma diferença de 16 deputados. Dentro deste contexto, é ainda de sublinhar que nenhum bloco tem o número de deputados necessários (176) para obter a maioria absoluta.
Ou seja, nem o PP e o Vox juntos conseguem a maioria absoluta, e os outros partidos de direita já fizeram saber que não estão muito receptivos em aceitar coligar com o Vox (associado à extrema-direita). À esquerda, também há divergências, mas esta totalmente unida, fica ainda a 4 lugares da maioria absoluta.
O PP (Partido Popular) apela agora a um entendimento com o PSOE (Partido Socialista Espanhol) para que seja desbloqueada a indefinição política sob pena de virem a ser necessárias novas eleições, a breve trecho.
Créditos da Foto: Juan Medina/Reuters