Revista Dunas de 2023 publicada com evocação especial da memória de Florbela Espanca

9 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Nesta passada sexta-feira, foi apresenta a edição nº 23 da Revista Dunas, de âmbito científico e cultural, promovida pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal de Ovar. A apresentação decorreu na Casa-Museu Júlio Dinis, em Ovar, e juntou algumas dezenas de pessoas.

A revista alberga vários conteúdos sobre a história do concelho de Ovar. Desta vez, o destaque natural foi para Florbela Espanca, atendendo que em 2024, se assinala o centenário da sua chegada a Esmoriz. Recorde-se que a poetisa viveu nesta terra entre 1924 e 1926, tendo residido em duas casas, uma na Estrada Nova e outra na Casela.

Aliás, a escolha do dia 8 de Dezembro para a data da apresentação e publicação da revista, não foi por acaso visto que foi uma data central na vida da escritora. Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa a 8 de Dezembro de 1894, casou-se pela primeira vez em 8 de Dezembro de 1913 e faleceu a 8 de Dezembro de 1930 em Matosinhos.

Domingos Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, recordou que o concelho teve a honra de acolher dois grandes escritores ao longo da sua história, referindo-se a Júlio Dinis que esteve 4 meses em Ovar e Florbela Espanca que poderá ter estado cerca de dois anos em Esmoriz.

Pedro Henriques, autor do artigo “Florbela Espanca e Esmoriz” publicado na referida revista, recordou a vida da poetisa, o contexto de Esmoriz na década de 1920, os momentos vivenciados pela poetisa nesta terra bem como alguns dos enigmas relacionados com a sua passagem por Esmoriz. Apelou ainda para a realização de actividades que assinalem o centenário da chegada de Florbela Espanca a Esmoriz, bem como sugeriu a criação de um núcleo museológico sobre a poetisa na cidade.

A revista Dunas agregou ainda a colaboração de outros investigadores e eruditos que redigiram os seus respectivos artigos, a saber: Miguel Alarcão, Maria Almira Soares, Hélder Almeida, Rafael Gomes Amorim, Fernando Frazão Gonçalves, Hélder João Ventura, Leandro Correia e Ricardo Rodrigues.

Na plateia, estiveram igualmente presentes o Presidente da Assembleia Municipal de Ovar, o Dr. Pedro Braga da Cruz, o Dr. Licínio Pimenta, o Dr. António França e os vereadores da autarquia Alexandre Rosas e António Bebiano.