Roberto Martínez sucede a Fernando Santos à frente da selecção nacional

9 de Janeiro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Roberto Martínez foi esta segunda-feira, 9 de janeiro, apresentado como novo selecionador de Portugal em futebol.

O treinador espanhol sucede a Fernando Santos no comando das quinas, após ter representado a selecção belga entre 2016 e 2022. Na sua carreira enquanto treinador, Roberto Martínez orientou equipas como o Swansea, o Wigan e o Everton. No Wigan, chegou mesmo a conquistar a Taça de Inglaterra na temporada de 2012/2013. À frente da selecção da Bélgica, e apesar do Mundial do Catar (2022) não ter corrido bem, a verdade é que conseguiu um sensacional terceiro lugar no Mundial de 2018 que se realizou na Rússia.

Em declarações aos jornalistas, o técnico admite recrutar um treinador adjunto português e promete aprender rapidamente o idioma nacional. Roberto Martínez quer “sonhar alto”, potenciar o talento dos jogadores portugueses e imprimir um futebol com transições ofensivas de alta qualidade, praticando assim um futebol atractivo. Roberto Martínez admite testar qualquer sistema táctico, acreditando que há várias alternativas disponíveis, em termos de qualidade do leque de jogadores.

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, elogiou o percurso de Roberto Martínez, sem esquecer o legado do antecessor – Fernando Santos que ajudou a formação lusa a conquistar um Europeu e uma Liga das Nações. Quanto aos objectivos nas grandes competições internacionais, Fernando Gomes aponta para a necessidade de Portugal estar assiduamente presente nas meias-finais dessas provas.

Créditos da Imagem: Reuters