Robô humanoide surge em 2022
21 de Agosto, 2021Elon Musk, empreendedor conceituado e responsável por alguns dos projectos mais audaciosos (é por exemplo, líder da inovadora Tesla e detentor da Space X, destinada à exploração espacial privada e à possibilidade de colonização futura de Marte, e que tem vindo igualmente a estudar a criação de uma montadora global de carros eléctricos e de um novo sistema de transporte urbano), vai lançar o primeiro protótipo de um robô humanóide no próximo ano de 2022.
O “Tesla Bot” deverá servir para fazer trabalhos que sejam considerados maçantes, aborrecidos ou até perigosos para os seres humanos, incorporando assim inteligência artificial.
De acordo com a comunicação revelada ao público, terá capacidade para empreender uma direcção semi-autónoma, irá dispor de várias câmeras para analisar o terreno e contornar os obstáculos, poderá alcançar os 8 km/hora de velocidade, na zona da “cabeça” incluirá um celular ou um computador para transmitir informações (“inteligência artificial”). Em termos de dimensões, terá 1,73 m altura e pesará 57 kg. Além disso, poderá carregar até 20 kg de carga. Neste momento, o robô ainda não existe – durante a apresentação do projecto, uma pessoa vestiu-se de robô para assim subir ao lado de Elon Musk.
O Tesla Bot será concebido para viver num mundo construído para os humanos e deverá ser “amigável”. O mesmo será construído de forma a que, em qualquer situação, “se possa fugir dele e desligá-lo”.
Apesar de tal iniciativa representar um avanço científico notável, a verdade é que muitos temem que a inteligência artificial possa não ser controlada no futuro, além de poder vir a representar a extinção de vários postos de trabalho – algo que já acontece com os fenómenos de automatização proporcionados por vários equipamentos e máquinas no sector laboral.
Créditos da Imagem: BlockTrends