Rui Paixão de regresso ao Cirque du Soleil

11 de Agosto, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Rui Paixão está de regresso ao Cirque du Soleil. É a segunda vez que o artista português se junta à famosa companhia Canadiana.

Depois de em 2019 se ter tornado o primeiro português a integrar a companhia num novo espetáculo como criador original, o que o fez viver na China por mais de um ano, o palhaço/ator/criador português volta a assinar um novo contrato que desta vez o fará viver em Orlando, nos EUA. Por 1 ano integrará o espetáculo Drawn to Life como uma das personagens principais. Este é um espetáculo construído pelo Cirque du Soleil e a Disney e está em cena no Walt Disney World em Orlando. Rui Paixão move-se para os EUA em Setembro de 2023.


Bio

Rui Paixão formou-se em teatro na ACE no Porto (2011-2014). Desenvolve um trabalho de investigação e experimentação de novas possibilidades para a linguagem do clown, do teatro físico e do novo circo com o foco na criação artística para o espaço público. Destaca no seu percurso a recente colaboração com o espaço Les SUBS (Lyon, FR) que produziu a sua última criação KINSKI, a participação no festival LEME como artista apoiado onde estreou ALBANO (2021), a criação conjunta com Ricardo Neves-Neves estreada no S. Luiz teatro municipal HAMSTER CLOWN (2021) e a integração como criador original no Cirque du Soleil (2019/2020) que o fez viver na China durante mais de um ano. Colaborou enquanto intérprete ou co-criador com nomes como Adam Read, Brandon Lagaert, Hugo Bélanger, Radar 360ª, Visões Úteis, Julieta Aurora dos Santos, John Romão, Miguel Moreira, Joana Providência e David Alexandre. Assumiu a direção artística e a encenação do Circo Coliseu Porto Ageas 2022 na cidade do Porto. Em 2023 integrou o elenco do novo espetáculo de Marlene Monteiro Freitas, “Lulu”, numa co-produção Wiener Festwochen e MusikTheater an der Wiencom com estreia em Maio na Áustria.