Rússia anexa 4 novas regiões; Ucrânia responde e pede adesão formal à NATO

30 de Setembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Vladimir Putin, Presidente da Federação Russa, anunciou, nesta sexta-feira, as anexações de Lugansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson , numa cerimónia pomposa no Palácio do Kremlin e na Praça Vermelha, em Moscovo. No entanto, a comunidade internacional não reconhece estas anexações, nem os referendos realizados nos últimos dias, cuja credibilidade tem sido fortemente colocada em causa. Recorde-se que os russos controlam apenas metade da região de Donetsk e nem a cidade de Zaporizhzhia, capital de uma das regiões referendadas, foi sequer tomada pelos russos, à excepção da central nuclear.

No entanto, Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, já reagiu, pedindo a adesão formal à NATO, cenário temido pelo lado russo.

Entretanto, Jens Stoltenberg, Secretário-Geral da NATO, promete manter a ajuda militar indirecta à Ucrânia, na medida do que tem sido possível, contudo frisa que a anexação russa dos novos territórios não será reconhecida. No seu entender, se a Ucrânia deixar de lutar, simplesmente deixa de existir, e daí a necessidade de se resistir ao regime russo.

Créditos da Imagem: Agence France-Presse — Getty Images