São João de Ovar: Movimento 2030 defende passagem inferior em zona de hipermercados (comunicado)

17 de Janeiro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

O Movimento 2030 recomendou esta semana, via e-mail enviado ao executivo municipal, uma intervenção de alargamento da rede viária bem como a criação de espaço público.
Recomenda também que defenda junto das infraestruturas de Portugal, a construção de uma passagem inferior na zona a sul da Ponte Nova, em São João de Ovar.

No local existe uma grande concentração de super e hipermercados, estando atualmente em curso a demolição de edifícios existentes, para dar lugar à construção de mais uma superfície comercial.

O elevado tráfego automóvel já existente naquela zona, e o seu previsível aumento quando a futura superfície comercial entrar em funcionamento, fazem temer o estrangulamento da mobilidade e várias complicações de circulação, dadas as características das vias nesta zona.

Por isso, o Movimento 2030 recomenda ao executivo municipal que faça uma reflexão séria sobre esta questão, e propõe a construção de uma passagem inferior à linha férrea, ligando a Rotunda de Timor em Ovar à Rotunda da EN 109, em São João de Ovar, para aligeirar o trânsito e permitir um rápido desenvolvimento de toda aquela área comercial.

Na mesma carta, o Movimento 2030 sugere ainda a criação de um espaço público entre o Mercadona e a nova superfície comercial em construção, bem como o alargamento das futuras vias. Recomenda-se igualmente à Câmara Municipal que defenda a ideia da criação de um túnel junto da CP.

Comunicado do Movimento 2030