SC Esmoriz de nota artística na segunda parte fica a um passo da próxima fase

16 de Maio, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

O Sporting Clube de Esmoriz receberia hoje, no Estádio da Barrinha, o FC Pampilhosa, mais um teste diante de um adversário que prometia ser um osso duro de roer. Num dia soalheiro e com um relvado em boas condições, estava tudo preparado para uma bela tarde de futebol.

Gabriel Silva, treinador do Sporting Clube de Esmoriz, apresentou a seguinte equipa: Ricardo Morais; Tovar, Daniel Oliveira, Raji, Valente; Adebayo, Tiago Oliveira, Ibrahim, Genílson, Luís Soares; Rodolfo Jorge.

João Pedro Duarte, timoneiro do FC Pampilhosa, escalou o seguinte onze: Mauro Leal; Diogo Rola, Tiago Gomes, Rafael, Sérgio Alves; Pitéu, Carlos Quintero, Paulo Matos, Samuel Garrido; Ivan Fidalgo e Óscar Lopes.

A partida principiaria com muitas bolas disputadas e com o Sporting Clube de Esmoriz algo nervoso nos minutos iniciais. No entanto, logo aos 5 minutos, Rodolfo Jorge, atacante da equipa da Barrinha recentemente contratado ao Fiães SC, encetou um excelente contra-ataque rápido, rematando com a bola a passar ao lado do poste. O Sporting Clube de Esmoriz melhorou gradualmente, e mesmo não sendo exuberante, voltou a criar algum perigo por volta dos 26 minutos: Adebayo distribuiu para Nico e um jogador do SC Esmoriz surge a partir da ala cruzando com perigo mas ninguém surgiu para a emenda e a defesa do Pampilhosa aliviou a bola.

Aos 33 minutos, Gabriel Silva que ainda não estava satisfeito com o rendimento da equipa, decidiu colocar Lucas Lima para o lugar de Raji, procurando dotar a equipa de maior criatividade num jogo até então “morno”.

Nos últimos minutos da primeira parte, haveria uma oportunidade para cada lado. O FC Pampilhosa quase que tirava proveito de uma escorregadela acidental de Ricardo Morais, enquanto que o SC Esmoriz, através de um cruzamento de Tovar, quase que fazia o golo por intermédio de Tiago Oliveira que não foi bem-sucedido na finalização.

A primeira parte chegava ao fim, e apesar do sinal mais da equipa da casa, a verdade é que o empate se poderia aceitar porque o jogo seria bastante disputado a meio-campo, e por várias vezes, sem grande objectividade.

Na segunda parte, as coisas mudaram. O Sporting Clube de Esmoriz apanhou logo um calafrio nos primeiros minutos com um “atraso à queima” de Ibrahim para Ricardo Morais. A bola chegou mesmo aos pés de um jogador do Pampilhosa que, apesar de estar longe da baliza, tentou o golo, mas o esférico saiu desenquadrado com a baliza. No entanto, esse lance seria a excepção à regra porque a equipa de Gabriel Silva começou a assumir o controlo das operações. Aos 51 minutos, e após uma excelente jogada individual, Luís Soares (“Luisinho”) surge pelo lado esquerdo e com um remate magistral e praticamente indefensável fez o 1-0 para alegria dos adeptos do Sporting Clube de Esmoriz. Houve quem festejasse o golo com direito a cambalhotas.

Aos 65 minutos, Tiago Oliveira rematou mesmo por cima da baliza, tendo deixado um recado de que o 2-0 estaria iminente. O jogo parecia entrar também numa fase mais dura com o árbitro a apitar inúmeras vezes, mostrando sucessivas cartolinas amarelas.

Aos 72 minutos, o FC Pampilhosa ameaçou o empate com Jeecimilson (que havia entrado na segunda parte) a aparecer isolado, frente a Ricardo Morais e a tentar fazer um chapéu, mas o guardião esmorizense fez bem a mancha e a bola saiu ao lado do poste direito.

Aos 74 minutos, o Sporting Clube de Esmoriz ganha um livre. O médio tecnicista Lucas Lima tratou da cobrança e fez um cruzamento exímio para a área, onde apareceu o central e capitão esmorizense, imperial nas alturas, Daniel Oliveira que fez o 2-0 para celebrações efusivas no banco esmorizense.

O Sporting Clube de Esmoriz ainda desfrutou até ao final da partida de duas oportunidades de golo por parte de Adebayo e Eduardo Ferreira (entrou na segunda parte), mas o marcador não mudaria.

Nos descontos, dois jogadores do FC Pampilhosa seriam expulsos (e falham assim o jogo próximo que é curiosamente contra o SC Esmoriz, embora agora no reduto adversário): Pape Balla Ndiaye (por acumulação de amarelos) Rafael (expulsão directa após entrada fora de tempo).

O Sporting Clube de Esmoriz chegava ao final da partida, acabando então por triunfar por 2-0 e dando um passo importante rumo ao objectivo dos quartos-de-final da nova prova criada pela Associação de Futebol de Aveiro de forma a encerrar a época oficial de 2020/2021. O Sporting Clube de Esmoriz lidera o Grupo D com 13 pontos contra 10 pontos do Canedo FC e 9 do FC Pampilhosa.

É de enaltecer igualmente a transmissão da Rádio Voz de Esmoriz que acompanhou o jogo através dos seus locutores Eduardo Carvalho, Pedro Jorge e João Cruz. Além disso, também Armando Folha, dirigente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, partilhou connosco a sua crónica sobre o jogo.

Créditos da Imagem de Destaque: Armando Folha