SC Esmoriz esteve perto da reviravolta, após segunda parte forte
6 de Março, 2022O Sporting Clube de Esmoriz e o Canedo FC protagonizaram uma boa partida de futebol que contou também com alguma polémica à mistura. A partida terminou com um empate a duas bolas. A equipa visitante esteve melhor na primeira parte (chegou ao intervalo a vencer por 2-0), mas a formação da Barrinha reagiu com uma segunda parte de qualidade, tendo mesmo empatado a contenda.
Quanto à história do jogo, aos 11 minutos, o Canedo FC adiantou-se logo na sua primeira oportunidade de golo. Trevis conseguiu uma nesga de espaço e rematou colocado, a bola ainda bateu no segundo poste, contudo acabaria mesmo por entrar.
Aos 33 minutos, Trevis bisou na partida com um remate que ainda ressalta num jogador do SC Esmoriz e acaba por trair Ivo Eichmann. A primeira parte parecia estar a correr de feição para a formação visitante que estava a ganhar por 2-0.
No entanto, na segunda parte, a história mudou. A palestra de José Manuel Sá ao intervalo terá feito a diferença, e o Sporting Clube de Esmoriz regressou com uma atitude muito mais objectiva, determinada e fluída.
No início do segundo tempo, Ivo Costa, um dos mais inconformados, tirou da frente um jogador do Canedo FC e rematou com força a meia distância com o guardião Alexandre a defender para canto. A equipa da casa foi avisando com algumas jogadas até que o golo surgiu. Aos 62 minutos, e na sequência de um canto bem batido por Ibrahim, Jonatas surgiu na área a cabecear certeiramente e reduziu para 1-2, relançando assim a partida. O artilheiro brasileiro mantém assim a sua excelente relação com os golos, reforçando o seu histórico de goleador no Campeonato SABSEG.
Aos 72 minutos, surge o lance polémico da partida. No âmbito de um livre, Ibrahim bate a bola, e toda a defensiva do Canedo FC e o guardião Alex foram surpreendidos e o esférico acaba mesmo por entrar na baliza sem que aparentemente alguém tivesse tocado na bola. No entanto, a equipa de arbitragem liderada por Nuno Vieira anulou o lance por alegado fora de jogo de um jogador esmorizense, contudo é difícil saber se realmente a interferência de algum atleta da equipa da casa terá sido determinante para que o guardião do Canedo FC não tivesse a visão necessária para abordar o lance. Certo é que este momento da partida motivou muitos protestos dentro de campo e nas bancadas. Deste episódio, resultariam cartolinas amarelas para Luisinho e para o treinador-adjunto do SC Esmoriz.
Apesar do golo anulado, os guerreiros da Barrinha não baixaram os braços e intensificaram a pressão sobre o adversário. E o prémio merecido acabou mesmo por chegar.
Aos 80 minutos, após ter sido solicitado por Valente, Ivo Costa arranca mas é derrubado na área adversária por um jogador do Canedo FC. Desta feita, o árbitro principal não teve dúvidas e apontou para a marca dos onze metros. Na marcação da grande penalidade, Luisinho não desperdiçou e empatou a partida (2-2). O extremo apontou assim o sétimo golo no Campeonato SABSEG.
Em cima dos 90 minutos, na sequência de um livre favorável ao Sporting Clube de Esmoriz, João Silva e Jonatas quase que chegam para o desvio que poderia ter consubstanciado a remontada, mas por pouco, tal não se sucedeu. Efectivamente, o Canedo FC tremeu bastante nos derradeiros instantes, quando parecia ter a situação controlada no final da primeira parte. Mas a verdade é que o marcador não se alteraria, traduzindo-se na divisão de pontos.
Em termos de classificação, a equipa da Barrinha mantém-se no penúltimo lugar, contabilizando 15 pontos. A potencial salvação encontra-se no lugar acima do antepenúltimo classificado, contudo há, neste momento, uma distância pontual de 14 pontos que pesa, mas que decerto não fará desmotivar os jogadores esmorizenses que hoje voltaram a estar perto de regressar aos triunfos. Hoje viu-se novamente atitude, mas continua a faltar aquela pequena “pitada de sorte”.
Por fim, é de enaltecer igualmente a transmissão da Rádio Voz de Esmoriz que acompanhou o jogo através dos seus locutores Eduardo Carvalho, João Cruz e José Carlos Macedo.
Créditos da Imagem (meramente exemplificativa): Carlos Baptista Fotos