SC Esmoriz perde em jogo equilibrado e continua na maré de azar
2 de Outubro, 2022Em partida da segunda jornada da Série Norte da Primeira Divisão Distrital de Aveiro, o Sporting Clube de Esmoriz perdeu em casa por 2-1 diante da AD Argoncilhe. O resultado não espelha, a nosso ver, a realidade efectiva da partida, mas penaliza a ineficácia ofensiva, o nervosismo e a ansiedade dos atletas jovens da equipa da casa. A partida foi ainda marcada por três lances polémicos, todos eles decididos em desfavor da equipa da Barrinha. Além disso, a maturidade e o posicionamento táctico assertivo da maior parte dos jogadores da formação da AD Argoncilhe também fez a diferença, demonstrando que esta equipa dispõe também de argumentos para encetar uma boa temporada.
O Sporting Clube de Esmoriz até entrou bem na partida, e logo no primeiro minuto, Gabi, numa notável jogada individual, desenvencilhou-se de alguns atletas oponentes e marcou o golo inaugural da partida. O clube da Barrinha galvanizou-se e até ameaçou o segundo golo, contudo a equipa visitante começou a reagir, e logo aos 12 minutos, conseguiu usufruir de uma grande penalidade (parece ter sido bem assinalada), mas Ruben Santos falhou – Leandro Ribeiro adivinhou o lado e defendeu o penalti. Apesar de desperdiçar a igualdade, o Argoncilhe consolidou o crescimento no jogo e quis ir atrás do prejuízo.
Aos 30 minutos, o Argoncilhe faz mesmo a igualdade por intermédio do Diogo que, na cobrança de um livre directo, colocou o esférico no ângulo direito da baliza, sem hipóteses para Leandro Ribeiro. Sem dúvida, um golo de antologia – um dos melhores da jornada!
Como se não bastasse, aos 40 minutos, nova polémica no Estádio da Barrinha – um jogador do Argoncilhe é aparentemente derrubado pelo guarda-redes Leandro Ribeiro. O lance é muito discutível (parece que o atacante da equipa oponente procurou o contacto, contudo sem hipótese de repetição, é muito difícil analisar com o rigor necessário), mas o árbitro não hesitou em conceder o segundo penalti da partida para o Argoncilhe. Desta vez, Ruben Santos não falhou, concretizando a reviravolta no marcador.
No final da primeira parte, Thiago ainda atirou a bola ao travessão para azar do SC Esmoriz que, desta vez, tinha de reverter o curso da partida e que voltava a sentir o fantasma dos postes (na semana passada com o CD Paços de Brandão, a equipa da Barrinha já tinha mandado duas vezes o esférico aos postes).
Na segunda parte, sobretudo nos últimos 30 minutos, o Sporting Clube de Esmoriz ameaçou o empate com algumas oportunidades de golo. O guarda-redes forasteiro Rafael Santos esteve em bom plano e respondeu com intervenções de qualidade, e os defensores do AD Argoncilhe souberam evitar calafrios maiores com cortes ou intercepções determinantes. Aos 74 minutos, chegou a gritar-se golo para a equipa da Barrinha, mas o lance polémico foi novamente invalidado – por alegado pé em riste de um jogador do SC Esmoriz.
O árbitro concedeu cinco minutos de descontos, mas a verdade é que a AD Argoncilhe soube gerir os derradeiros cartuchos da partida, impedindo que o SC Esmoriz continuasse a causar perigo.
Pedro Alves, treinador do SC Esmoriz, admite que faltam os necessários automatismos e alguma coerência na forma de jogar, contudo não pode ser desculpa para tudo – referiu que a equipa estagnou e perdeu o controlo do espaço. Mas menciona que voltou a haver azar, nesta jornada, com mais uma bola a embater nos postes. Acredita que, com trabalho, a equipa vai recuperar e pede aos sócios para continuarem a acreditar no projecto.
Rogério Silva, timoneiro da AD Argoncilhe, relembra que este é um campeonato bastante competitivo e que o jogo de hoje foi prova disso. Admite que a sua formação entrou mal, mas que depois soube reagir, e triunfar num reduto bastante difícil em que houve bastante equilíbrio, em termos de futebol praticado. A AD Argoncilhe tenciona cimentar o seu percurso nesta Série, mas o objectivo é garantir a manutenção o mais rapidamente possível.
Na próxima jornada, o SC Esmoriz vai até Sanguedo, equipa que também não somou qualquer ponto nas duas primeiras jornadas. Por sua vez, a Série Norte da Primeira Divisão Distrital de Aveiro é liderada em conjunto por CD Paços de Brandão, Lourosa B e Argoncilhe que somam todos 6 pontos. Segue-se JD Carregosense com 4 pontos, e AC Cucujães, com 3 pontos (mas com um jogo a menos). Recorde-se que só os dois primeiros sobem ao Campeonato SABSEG, enquanto que os últimos dois descem para a 2ª Divisão Distrital de Aveiro (equivalente à terceira divisão distrital). Ao todo, competem 13 equipas nesta Série Norte.
A Rádio Voz de Esmoriz acompanhou o jogo através da equipa constituída por João Cruz, José Carlos Reis e Eduardo Carvalho.