SC Esmoriz surpreendido pelo Avanca; Guerra evita vitória do Florgrade no reduto do Espinho

23 de Março, 2025 Não Por A Voz de Esmoriz

Em partida da 26ª jornada do Campeonato SABSEG, o Sporting Clube de Esmoriz perdeu neste domingo por 1-0 na recepção à Associação Atlética de Avanca.

O Sporting Clube de Esmoriz teve uma primeira parte que não foi muito bem conseguida. A entrada não correu mesmo de feição com o Avanca a adiantar-se no marcador aos 9 minutos por intermédio do Pedro Souza, após um mau atraso de Diogo Ruge e uma intercepção falhada de Muller, guardião titular no SC Esmoriz, com o atacante brasileiro a aproveitar esse desacerto para inaugurar o marcador. Uma falha defensiva clara que o Avanca não desperdiçou.

A equipa da Barrinha teve ainda 3 oportunidades de golo, durante a primeira parte, em que poderia ter empatado. Por exemplo, aos 31 minutos, num livre ainda muito longe da área, Vieirinha atirou ao poste, surpreendendo o guardião Nuno Dias.

No entanto, aos 38 minutos, Muller, guarda-redes brasileiro do Sporting Clube de Esmoriz (que se tinha estreado já no reduto do Relâmpago Nogueirense), teve também de responder com uma boa intervenção ao remate de um atacante do Avanca.

O intervalo chegaria com o Sporting Clube de Esmoriz a perder por 1-0, um resultado que se explicava por um erro defensivo crasso e por alguma ineficácia na finalização da equipa da Barrinha que teve oportunidades suficientes para empatar a partida.

A segunda parte manteve o cenário de indefinição com as duas formações a ameaçarem o golo. Gabi Ferreira, pelo Sporting Clube de Esmoriz, e Gildo, pelo Avanca, estiveram perto de marcar, colocando em sentido as defesas contrárias. A equipa da Barrinha voltou a ter ascendência na segunda parte, contudo Nuno Dias (o guardião avanquense foi o melhor em campo) e a defesa do Avanca iam evitando males maiores. No entanto, o Avanca também retorquia, sempre que possível, com algumas acções ofensivas.

O resultado terminaria com uma vitória do Avanca por 1-0, um triunfo importante para a equipa do concelho de Estarreja que passa a somar 27 pontos e consolida a 14ª posição, numa altura, em que procuram garantir a manutenção na elite aveirense.

Apesar do desaire, os esmorizenses mantêm-se na quinta posição, com 36 pontos, mas passam a ter a companhia do Paços de Brandão (também com 36 pontos, na sexta posição), além da pressão imediata de SC Alba e ADC Lobão que seguem, no sétimo e oitavo lugares, ambos com 35 pontos. Na próxima jornada, o conjunto da Barrinha vai até Ílhavo, defrontar a turma do Vista Alegre, que se encontra no 13º lugar.


Créditos da Foto: Armando Folha


Florgrade empata em Espinho (Nogueira da Regedoura); Ovarense vence Bustelo e encurta a distância

No grande jogo da 26ª jornada do Campeonato SABSEG, Sporting Clube de Espinho e Florgrade FC empataram a três bolas. Os corticeiros até estiveram perto da vitória, contudo permitiram a reacção espinhense, na segunda parte, que se traduziu numa igualdade.

Aos 9 minutos, em contra-ataque pelo lado esquerdo, Pedro Silva correu em direcção à baliza, tirando um defesa do Espinho do caminho e com um remate em arco, abriu o marcador para o Florgrade. Aos 45 + 4 minutos, nova recuperação rápida do meio campo do Florgrade que, em contra-ataque, desmarca o goleador Baset Ahmid que ficou isolado e rematou potente para o fundo da baliza, com o jovem prodígio nigeriano a fazer o 22º golo da prova e a permitir que o Florgrade chegasse ao intervalo a vencer por 2-0.

Os corticeiros pareciam ter a vitória bem encaminhada, mas na segunda parte o Sporting Clube de Espinho reagiu e foi atrás do prejuízo. Aos 50 minutos, os tigres reduziram na sequência de um canto, onde Seidi aparece de cabeça a desviar para o fundo das redes. No entanto, aos 55 minutos, o Florgrade repôs a vantagem de dois golos (1-3) através de Luka que com um remate potente fora de área, colocou a bola no ângulo superior direito, fazendo um grande golo (um dos melhores da jornada). No entanto, a formação espinhense nunca desistiu e Guerra viria a ser o homem do jogo. Aos 76 minutos, o avançado aproveitou um ressalto, dentro de área, para rematar e desviar para o fundo das redes, e depois aos 93 minutos, Seidi assiste de cabeça Guerra, o qual fica isolado, picando a bola por cima do guarda-redes do Florgrade, e carimbando o empate a três bolas. Foi o 15º golo de Guerra no Campeonato SABSEG.

Este empate teve um sabor agridoce para espinhenses e corticeiros – os primeiros, apesar da recuperação formidável nos últimos 20 minutos, não conseguiram a vitória e desperdiçaram talvez a última grande oportunidade de se aproximarem dos lugares da frente; os segundos, apesar de terem segurado a liderança com o empate, poderiam ter saído com uma vitória deste duelo, desperdiçando uma vantagem que chegou a ser de 2-0 e de 3-1.

Por seu turno, a AD Ovarense recebeu e venceu o SC Bustelo por 3-0 com um bis do atacante tobaguiano Shaqkeem Joseph aos 42 e aos 85 minutos (chega assim aos 11 golos do Campeonato SABSEG) e um golo de Luís Fellipe aos 90 minutos, carimbando uma vitória justa para a formação orientada por Ricardo Maia que foi globalmente superior. A equipa vareira recupera assim os dois pontos perdidos na jornada anterior em Fiães, contabiliza agora 69 pontos e voltar a ficar a 1 ponto do líder Florgrade (70 pontos).

Recorde-se que a partida da jornada 29 irá futuramente colocar frente a frente os dois principais candidatos à subida, em Cortegaça, um jogo decisivo que planeamos também acompanhar na rádio Voz de Esmoriz.



Pedro Silva abre o marcador para o Florgrade aos 9 minutos, diante do Espinho, mas os corticeiros consentiram empate a três bolas no grande jogo da 26ª jornada do Campeonato SABSEG. (Créditos da Foto: AFA TV)