Secretário de Estado do Ambiente visitou o Município de Ovar

11 de Abril, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Arqº Hugo Pires, acompanhado do senhor Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), visitou, ontem, o Município de Ovar.

A visita iniciou com uma reunião técnica nos Paços do Concelho com uma equipa alargada da Câmara Municipal onde, para além do Presidente da Câmara de Ovar, participaram vários Vereadores e ainda a responsável pela Divisão do Ambiente, tendo sido a erosão costeira e a recolha seletiva dos bioresíduos os temas abordados.

Seguiu-se depois uma deslocação à Praia do Furadouro onde foi possível constatar, in loco, os rombos existentes na defesa aderente central, que estão, de forma evidente, a colocar em risco a segurança e proteção de pessoas e bens. No final desta visita, ficou decidido, pelo Senhor Secretário de Estado que a APA iria iniciar procedimentos para fazer face a esta situação de emergência, que se prevê estarem concluídos antes do início da época balnear.

O Senhor Secretário de Estado, aproveitou ainda esta vinda a Ovar para anunciar uma nova empreitada na Praia do Furadouro, de manutenção das defesas aderentes no seu geral, com início no Outono de 2023 e cujo concurso publico se iniciará em breve. Esta intervenção terá um valor aproximado de 2 milhões de euros.

Outro dos temas abordados, foi a construção dos quebra mares destacados em Cortegaça e no Furadouro, onde o Senhor Secretário de Estado informou que este continua a ser um assunto prioritário para o governo, encontrando-se presentemente o dossier no Laboratório Nacional de Engenharia Civil para validação final, estando o seu financiamento previsto no novo Quadro de Apoio PT2030.