Sessão Solene do 31º Aniversário da Cidade de Esmoriz – Gratidão ao Passado e Projecção do Futuro

7 de Julho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Neste passado sábado à tarde, decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz a sessão solene alusiva às comemorações do 31º aniversário da elevação de Esmoriz a cidade e do 34º aniversário da geminação com Draveil.

Antes da cerimónia, tivemos a chegada triunfal da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e o tradicional hastear das bandeiras à frente do edifício da Junta de Freguesia.

Depois arrancou a sessão solene que contou com sala cheia e que principiou com a Orquestra dos Bandolins de Esmoriz (instrumentalização musical) e o Grupo Coral de Esmoriz (canto) que interpretaram, de forma sublime, os hinos de Portugal, da França e da União Europeia.

Logo de seguida, os Bandolins apresentaram dois temas – a Grande Marcha de Esmoriz (da autoria de Luís Aleixo) e o Sweet Bandopipo (novo instrumento ou conceito musical que junta um bandolim e um pipo, de forma simbólica, e que nos remete para os estágios do vinho, mesclando as artes da música e da tanoaria).

Ao nível dos discursos, tivemos as intervenções dos altos representantes autárquicos de Esmoriz e de Ovar, enquanto Draveil foi representada por Alfredo Henriques, um dos impulsionadores da geminação pelo lado de Esmoriz.

Carla Madureira, Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmoriz, citou Carlos Moedas, Presidente da Autarquia de Lisboa, frisando que “o tempo passa e as datas tornam-se símbolos” e recordou que, na esfera mediática, projecta-se muitas vezes uma visão romântica exagerada dos acontecimentos ou da realidade actual, mas também rematou que não se pode cair no outro extremo, em que prevalece o intuito sádico de dizer mal de tudo. Conclui que Esmoriz não é, nem nunca será, uma cidade perfeita, mas é a nossa cidade, e argumentou ainda que podemos discordar de muita coisa, mas devemos estar sempre juntos para festejar a nossa identidade. Agradeceu a todos os que trabalharam para que Esmoriz se tivesse tornado cidade e apelou para que todos continuem a trabalhar para que esta se torne ainda mais acolhedora e próspera.

Pedro Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Ovar, constatou que a elevação a cidade é um ponto de chegada do desenvolvimento local, proeza que requer reconhecimento nacional. Relembrou o empenho das gerações que contribuíram para que Esmoriz se tornasse cidade, estendendo ainda as felicitações a todos aqueles que mantiveram a dinâmica após este marco histórico. Recordou ainda algumas obras do mandato anterior de Salvador Malheiro que foram benéficas para o desenvolvimento e coesão territorial das freguesias, e deu ainda um palavra de apreço às comunidades de Esmoriz e Draveil pela geminação que têm mantido nas últimas décadas.

A delegação de Draveil não esteve presente na sessão solene devido à segunda volta das eleições legislativas de França que decorrem neste Domingo. Na qualidade de representante da geminação, Alfredo Rodrigues leu uma missiva enviada pelo maire Richard Privat, onde são recordados os laços de amizade entre Esmoriz e Draveil. Apesar de não estar presente, Richard refere que terá Esmoriz no pensamento durante este fim de semana e deixou os parabéns à cidade de Esmoriz pelos seus 31 anos de elevação a cidade.

António Sá, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, referiu que todos estavam ali reunidos para comemorar as conquistas, salientando que Esmoriz cresceu e modernizou-se graças ao envolvimento de todos – o associativismo, a Junta de Freguesia de Esmoriz, a Câmara Municipal de Ovar, as forças vivas da cidade e a comunidade em geral. Alertou ainda que as Juntas de Freguesias cada vez mais têm responsabilidades acrescidas e que os recursos são, cada vez mais, limitados, e pediu mesmo a revisão do envelope financeiro atribuído à junta local. Por outro lado, recordou que já foram feitas algumas obras importantes e que, em breve, serão pavimentadas várias ruas em Esmoriz. Também mencionou que a relação com a Câmara Municipal de Ovar é franca e aberta, tendo em vista a cooperação, e apelou para que os dossiers do Esmoriztur e da requalificação da rua dos Castanheiros avancem rapidamente nos próximos tempos.

Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, reiterou que Esmoriz também é a sua casa e a de todos aqueles que vivem no município. Reconheceu o contributo de todos os esmorizenses para o desenvolvimento local, observando que o dinamismo e o espírito de comunidade são visíveis nesta cidade. Por outro lado, elogiou o associativismo local, frisando que as colectividades contribuem para o desenvolvimento da cidade e recordando os sacrifícios que os seus dirigentes enfrentam todos os anos para dar um saber e um legado aos outros. Também deixou palavras de louvor à geminação entre Esmoriz e Draveil que é a mais antiga do concelho de Ovar. Ao nível de obras, recordou o que já foi feito em Esmoriz nos últimos dez anos (requalificação da frente de mar de Esmoriz, implementação dos passadiços da Barrinha, reabilitação da Praça dos Combatentes do Ultramar, a criação do conjunto habitacional da Boa Esperança, pavimentação de ruas diversas, requalificação do Bairro de São Luís…). Mas também projectou os objectivos a concretizar pela autarquia no futuro, anunciando que serão requalificadas várias ruas na cidade e que a nova casa da cultura de Esmoriz (“Centro de Arte de Esmoriz” ou antigo “Esmoriztur”) é mesmo para avançar em termos de obras e concretização no terreno. No final, elogiou ainda o perfil do presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz António Sá que considera ser um autarca exemplar, honesto e transparente.

Seguiram-se ainda trocas de lembranças entre os altos representantes autárquicos.

Como já referimos num dos artigos publicados anteriormente neste mesmo sítio, Bem Lérias (artista com várias obras e trabalhos realizados em prol da comunidade) e Ana Rui Monteiro (atleta formada no EGC que ajudou a selecção de Portugal em voleibol feminino a conquistar a European Silver League e a ascender à European Golden League) receberam as medalhas de mérito da Cidade de Esmoriz. Houve também muitos louvores e distinções nas mais diversas modalidades desportivas.