Sonda Perseverance já pousou em Marte
19 de Fevereiro, 2021O novo rover da NASA aterrou, na passada noite de quinta-feira, pelas 20:55, em Marte, mais concretamente na cratera de Jezero, espaço que, segundo especialistas, já teria albergado um lago que secou há milhões de anos.
A aterragem não foi um processo fácil e havia uma possibilidade considerável de ocorrer um desastre, dado que os cientistas mencionavam uma fase de “sete minutos de terror” em que seria necessária a utilização de retrofoguetes e longos paraquedas para travar a velocidade de reentrada da cápsula que carrega o rover.
Apesar dos receios, a operação seria concretizada com sucesso e a sonda está agora preparada para cumprir a sua missão.
Além de monitorizar e fazer gravações sobre a superfície de Marte, a sonda Perserverance é dotada de um drone helicóptero que irá sobrevoar, quando necessário, algumas zonas do planeta. Outra novidade é que a sonda transporte microfones, permitindo que os seres humanos consigam escutar sons de Marte.
A sonda vai recolher amostras do solo marciano e detectar potencial vida microbiológica e eventuais águas subterrâneas. Também será testada a produção de oxigénio na atmosfera marciana para que seja estudada uma possível colonização humana futura.
A NASA está a trabalhar na eventualidade de criar uma colónia humana no Planeta Vermelho, no decurso da década de 2030.
Créditos de Imagem: NASA e https://pplware.sapo.pt/