Sporting Clube de Esmoriz bateu-se de igual perante forte candidato à subida

14 de Setembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Sporting Clube de Esmoriz rubricou uma exibição de respeito, com personalidade colectiva e raça, no Estádio Comendador Henrique Amorim, casa do União de Lamas, 2º classificado da última edição do Campeonato SABSEG e vencedor da taça e supertaça distritais de Aveiro. E foi “premiado” (outros dirão “injustiçado” porque a equipa esmorizense esteve muito perto da vitória) com um empate de 2-2.

E desenganem-se aqueles que possam pensar que a equipa da Barrinha montou o autocarro à frente da baliza, tendo efectivamente jogado nos olhos diante de um adversário poderoso do seu campeonato.

A equipa orientada por Pedro Alves entrou muito bem na partida. Bem organizada defensivamente e saindo em contra-ataque ou ataques rápidos. Além disso soube aproveitar os erros defensivos do adversário. E foi assim que Xavi abriu o marcador logo aos 5 minutos. O União de Lamas procurou reagir e, no limite do fora de jogo, Manu Alves isola-se mas Bruno Costa, guardião do SC Esmoriz, responde com uma intervenção decisiva. Apesar deste lance crítico, a equipa do SC Esmoriz continuava bem organizada e chegou, entretanto, ao segundo golo através de uma grande penalidade aos 28 minutos. Chamado a converter, Ruben Martins, o artilheiro que na época anterior apontou 16 golos na Séria Norte da Primeira Divisão Distrital de Aveiro, conseguiu ludibriar o guarda-redes adversário que se atirou para a direita, enquando a bola foi rematada para o lado esquerdo. O SC Esmoriz poderia ter conseguido, no final da primeira parte, o terceiro golo a partir de uma boa jogada de Gabi mas desta vez o guarda-redes Nuno Dias respondeu com uma excelente defesa.

Na segunda parte, o União de Lamas entrou mais ousado, procurando ir atrás do prejuízo. Logo no início, Joãozinho poderia ter reduzido para a equipa da casa, ao rematar perto da marca de penalti por cima da baliza. Aos 63 minutos, a equipa da casa marcou mesmo, aproveitando um lance em que o guarda-redes Bruno Costa não agarrou bem a bola, e Zé António conseguiu apoderar-se do esférico e atirar para o fundo das redes. O jogo tornou-se ainda mais intenso – Hugo Almeida (União de Lamas) e Ruben Martins acabaram mesmo expulsos, com ambas as equipas a jogarem com 10 até ao apito final. O central brasileiro Rodolfo que estava a fazer um grande jogo no centro da defesa do SC Esmoriz também já tinha saído lesionado. Também o guarda-redes Bruno Costa sairia lesionado.

Nos descontos (foi concedido um largo período de compensação devido às imensas paragens), aconteceram dois momentos decisivos. O SC Esmoriz chega a introduzir a bola na baliza do adversário, mas o árbitro invalida o lance por fora-de-jogo. Tratou-se de um lance muito duvidoso que só o VAR poderia esclarecer com a precisão necessária. Aparentemente, o jogador do SC Esmoriz que marca o golo estaria em linha.

Como se não bastasse, pouco tempo depois o União de Lamas empataria o jogo por intermédio de Aranha e a partida terminaria com um empate a duas bolas.

Seguiram-se as declarações dos técnicos.

Pedro Alves, técnico do SC Esmoriz, espera ultrapassar muitas dificuldades ao longo da temporada, mas que o objectivo passa por ajudar a crescer os jovens jogadores, valorizando a instituição. O timoneiro admitiu que ficou preocupado com as saídas por lesão de Bruno Costa e Rodolfo porque o bem-estar dos atletas é fundamental. Reforça a ideia de que a equipa quer discutir jogo a jogo até ao fim.

Zé Paulo, treinador do União de Lamas, reconhece o equilíbrio na partida, assumindo que a sua equipa entrou mal na partida e que evidenciou dificuldades na relação com a bola, sobretudo na primeira parte, e admitindo que o SC Esmoriz teve mérito na pressão. Contudo, na segunda parte, viu a sua equipa crescer em campo, procurando espaços para a zona de finalização. Admite que, apesar do empate alcançado nos últimos minutos, o União de Lamas não conseguiu ser a equipa que esperava ser.

A Rádio Voz de Esmoriz acompanhou em directo esta grande partida da jornada inaugural da edição de 2023/2024 do Campeonato SABSEG.