Sporting Clube de Esmoriz carimba a vitória no Couto com uma exibição inspirada na segunda parte

2 de Fevereiro, 2025 Não Por A Voz de Esmoriz

Em partida da 20ª jornada do Campeonato SABSEG, o Sporting Clube de Esmoriz deslocou-se até ao Couto, de forma a defrontar o AC Cucujães, lanterna vermelha da prova. A equipa da Barrinha venceu por 4-1, devendo esse triunfo a uma segunda parte de elevado rendimento.

Nos primeiros dez minutos, o jogo foi demasiado morno, sem grandes ideias. No entanto, aos 12 minutos surge a primeira oportunidade. Com uma grande arrancada pela ala esquerda, Gabi Ferreira assistiu Ivo Lucas, mas este último, chega tarde ao desvio e acaba por chutar mal na bola, acabando o esférico por sair pela linha final.

Aos 17 minutos, aparece o primeiro golo. Má saída de bola da defesa do AC Cucujães, Sousa ganha o esférico e fica isolado na cara do guardião Duarte, rematando com força para o fundo das redes.

Todavia, aos 30 minutos, o Cucujães empata com um belo golo de Jonathan Oliveira que após ser assistido, dentro da área, consegue de costas, dar uma volta e sem deixar a bola cair ao chão, remata ao ângulo esquerdo da baliza de Paulinho.

Os últimos quinze minutos da primeira parte não trouxeram grandes momentos, mas sim muita luta a meio-campo. O AC Cucujães foi ainda fortemente apoiado pela sua falange de adeptos que, incondicionalmente, os incentivava no estádio.

A partida chegava empatada (1-1) ao intervalo, justificando-se de certa forma o resultado.

Na segunda parte, o Sporting Clube de Esmoriz transfigurou-se, sobretudo a partir das substituições que, a partir dos 57 minutos, ditaram as entradas de Wesley (viria a ser o melhor em campo), Farias e Edu. Ainda antes da entrada desse trio, Ivo Lucas, aos 48 minutos, poderia ter feito o golo após um excelente passe de Sousa, mas tentou fazer um chapéu ao guardião Duarte que não saiu lá muito bem.

Aos 59 minutos, o golo aconteceu. O recém-entrado Wesley é assistido dentro de área, e o extremo direito brasileiro consegue atirar a bola ao poste esquerdo da baliza do Cucujães, mas na recarga Ivo Lucas rematou para baliza quase deserta e fez o segundo dos esmorizenses. Foi o quinto golo do avançado ex-FC Foz no Campeonato SABSEG. A equipa da Barrinha galvanizou-se e continuou a pressionar o Cucujães. Aos 65 minutos, Ivo Lucas assiste pela ala direita Gabi Ferreira que, frente a Duarte, atirou para fora do alcance e fez o terceiro golo da equipa da Barrinha. Foi o quinto golo de Gabi Ferreira no Campeonato SABSEG.

Aos 72 minutos, aconteceu o quarto golo do Sporting Clube de Esmoriz, em que numa jogada de contra-ataque, Wesley fica isolado e faz um chapéu perfeito ao guarda-redes que saiu ao seu encontro. Um belo golo, foi o seu 9º tento no Campeonato SABSEG.

Destaque ainda aos 82 minutos para um cruzamento de Wesley embora Lekan tenha chegado tarde ao desvio.

Nos momentos finais, é de realçar ainda duas grandes defesas de Paulinho, guarda-redes do SC Esmoriz, uma a cabeceamento de João Luís, e a outra quando um atacante do Cucujães ficou isolado na sua frente, mas o guardião do SC Esmoriz conseguiu fazer a mancha ao lance, mesmo no final da partida.

O jogo terminava logo a seguir com uma vitória por 4-1 do Sporting Clube de Esmoriz. Uma vitória justa, dado que os esmorizenses foram superiores na segunda parte, embora se possa debater se o resultado foi demasiado pesado para a equipa do Couto.

O Sporting Clube de Esmoriz estreou ainda os novos reforços do mercado de Inverno – Magolo (foi titular e consistente no miolo defensivo), Ayomide e Ramadinha (foram lançados no fim, pelo que não deu para retirar muitas ilações).

Com este triunfo, o Sporting Clube de Esmoriz dá mais um passo importante de forma a selar rapidamente a manutenção. Os guerreiros da Barrinha estão agora na 7ª posição do Campeonato SABSEG com 29 pontos em 20 jornadas (mas os esmorizenses têm ainda um jogo em atraso com o Relâmpago Nogueirense). Na próxima jornada, há uma recepção à AD Ovarense, um clássico que promete ser uma das grandes partidas que se avizinham na elite aveirense.

Em declarações à rádio Voz de Esmoriz, Pedro Alves, treinador do Sporting Clube de Esmoriz, recordou que o AC Cucujães tinha vencido a JuveForce e destacou o facto de o adversário nunca ter baixado os braços e de ter lutado até ao fim. Por isso mesmo, enalteceu o facto do seu grupo de trabalho ter sido humilde e ter alcançado os três pontos num estádio difícil. Destacou ainda a polivalência atacante de Ivo Lucas, e também o rendimento de Gabi, Wesley, Tavares, Takeshi e de todos os outros, sem esquecer ainda os reforços acabados de chegar que, no seu entender, poderão acrescentar mais organização ao Esmoriz nesta segunda volta.

O jogo foi transmitido pela rádio Voz de Esmoriz com a equipa de reportagem – João Cruz (estúdio), José Carlos Reis (relato) e Professor Manuel José (comentários).




Uma Pequena Galeria de Imagens (as duas últimas fotos são da autoria de José Manuel Silva)







Campeonato SABSEG tem novo líder

A vigésima jornada do Campeonato SABSEG fica marcada por nova mudança na liderança no Campeonato SABSEG. A AD Ovarense deixou-se empatar 1-1 em casa diante do Oliveira do Bairro. Joseph inaugurou o marcador aos 8 minutos, aproveitando uma saída em falso do guardião adversário e carimbando uma entrada superior da equipa vareira. A AD Ovarense poderia ter feito o segundo golo, mas foi perdulária na finalização. No entanto, na segunda parte, a equipa visitante começou a acreditar e Figueiredo empataria a partida de cabeça, aos 71 minutos, na sequência de um cruzamento. A equipa da casa tentou pressionar nos últimos minutos, mas a formação de Oliveira do Bairro conservaria o empate.

Por sua vez, o Florgrade FC recebeu e venceu o SC Bustelo por 4-2. A jogar no Complexo Desportivo do Buçaquinho, Vasco Vieira, Pedro Sancho (bisou na partida) e Leandro Borges fizeram os golos da vitória para os corticeiros, numa partida em que o conjunto que alinha em Cortegaça foi globalmente superior. Para o SC Bustelo, marcaram Barbosa e Tiago Oliveira. O Florgrade lidera agora o Campeonato SABSEG, aproveitando o deslize da AD Ovarense.

Por seu turno, o Sporting Clube de Espinho recebeu e venceu categoricamente a AD Avanca por 3-0. Os golos dos tigres foram apontados por Guerra, Obi e Odaílson. A formação de Espinho diminui assim para 6 pontos a desvantagem face ao topo, contudo, a margem de erro é já nula para o conjunto orientado por Tiago Leite.

Em termos de classificação, ao fim de 20 jornadas, o Florgrade FC é novo líder com 54 pontos, sendo seguido pela AD Ovarense com 53 pontos. O SC Espinho está na terceira posição com 48 pontos.


O Florgrade FC é o novo líder após vitória por 4-2 diante do SC Bustelo
(Créditos da Foto: Página Oficial do Florgrade FC no Facebook)