Sporting Clube de Esmoriz com uma goleada das antigas fecha as contas de manutenção e aponta ao top-5

9 de Março, 2025 Não Por A Voz de Esmoriz

Numa tarde onde o frio e o vento se fizeram sentir, o Sporting Clube de Esmoriz (6º classificado antes deste jogo) recebia o ADC Lobão (7º classificado) no Estádio da Barrinha, em partida da 24ª jornada do Campeonato SABSEG.

Apesar da modesta assistência nas bancadas, o conjunto orientado por Pedro Alves fez um brilharete e venceu por 6-0, muito devido a uma primeira parte de grande qualidade e avassaladora que resolveu praticamente o desfecho do jogo.

A equipa da Barrinha entrou logo a vencer. Aos 2 minutos, o Sporting Clube de Esmoriz adiantou-se no marcador com Mateo Nieto a desviar para o fundo da baliza na sequência de uma incursão rápida e um cruzamento bem feito por Wesley que se tinha desmarcado pela ala direita. Foi o sexto golo do médio criativo colombiano ao serviço do conjunto da Barrinha.

Aos 7 minutos, o guarda-redes esmorizense Tiago Ribeiro teve que sacudir a bola para canto após um livre frontal perigoso do Lobão cobrado por Joaquim Rodrigues. O Lobão esteve perto de empatar nesse lance mas o guardião da Barrinha respondeu assim com uma excelente intervenção.

O jogo estagnou posteriormente até aos 25 minutos, mas a equipa da Barrinha faria 20 minutos de alta qualidade que se traduziram em mais três golos até ao final da primeira parte.

Aos 28 minutos, chegou o segundo golo do Esmoriz. Após ser solicitado por Edu, Wesley desfere um remate cruzado já dentro de área pelo lado direito, sendo que o guarda-redes do Lobão poderia ter feito mais nesse lance. O extremo direito brasileiro fez o 11º golo do Sporting Clube de Esmoriz, sendo já uma das referências de topo deste Campeonato SABSEG.

Aos 31 minutos, o médio possante nigeriano Ayomide voltou a provar que foi uma boa contratação no mercado de Inverno e fez o terceiro golo com um remate fortíssimo já dentro de área, após ser assistido por Mateo Nieto, sendo que mais uma vez o golo da equipa da Barrinha surgiu pelo flanco direito. O ADC Lobão, apesar de ter uma boa equipa, não conseguiu reencontrar-se na partida. Aos 36 minutos, a equipa do Esmoriz fez mesmo o quarto golo após um rápido contra-ataque em que Ivo Lucas assiste Gabi Ferreira com o extremo a atirar para o fundo das redes. Foi o sexto golo do extremo que também já tem uma carreira credenciada na elite aveirense, sendo também dos melhores alas desta competição.

Tiago Ribeiro foi ainda obrigado a uma boa intervenção após a finalização de um atacante do Lobão que, já dentro da área esmorizense, poderia ter reduzido a desvantagem, mesmo antes do final da primeira parte.

O intervalo chegaria com o Sporting Clube de Esmoriz a ganhar por 4-0 e com o triunfo muito bem encaminhado após uma primeira parte bastante inspirada. Podemos sempre salientar que o resultado poderia ser algo pesado, mas a verdade é que a equipa de Pedro Alves foi claramente superior e justificou ter uma vantagem inequívoca ao intervalo.

Na segunda parte, aos 53 minutos, o Sporting Clube de Esmoriz fez o quinto golo por intermédio de Tavares após uma magistral jogada de Wesley (para a nossa equipa de reportagem, foi o melhor em campo; sem desprimor para a grande exibição colectiva) que, pela ala esquerda, flectiu para o meio e desmarcou o colega que rematou cruzado para o golo.

Aos 79 minutos, Schuster que tinha entrado na segunda parte fez o sexto golo para o Esmoriz, após ter ganho a bola na ala esquerda, rematando certeiro para o fundo das redes.

Perto do fim, Diogo Costa poderia ter reduzido para o Lobão mas a bola foi à barra.

O jogo terminaria com uma goleada do Sporting Clube de Esmoriz por 6-0 diante do ADC Lobão. Como é evidente, a equipa do concelho de Santa Maria da Feira continua a ser uma boa equipa, mas hoje nada lhe correu bem diante de uma equipa da Barrinha que esteve num nível muito forte ou avassalador.

Com este resultado, o Sporting Clube de Esmoriz chega à quinta posição, passando a somar 36 pontos (pontuação que já deverá ser suficiente para carimbar a manutenção, embora que ainda não possa ser confirmada matematicamente). A equipa da Barrinha assume assim com este resultado a capacidade objectiva de poder almejar os cinco primeiros da elite aveirense. É de enaltecer o bom trabalho realizado pela equipa técnica orientada por Pedro Alves, pela direcção encabeçada por Adérito Ferreira e pelos jogadores que têm dado o melhor de si.

Em declarações à rádio Voz de Esmoriz, Pedro Alves, treinador do Sporting Clube de Esmoriz, admite que a equipa da Barrinha teve uma entrada fortíssima, destacando a humildade e a coesão dos seus jogadores, diante de um adversário com valor e que merecia o respeito dos esmorizenses. Refere que o SC Esmoriz soube ter mais rapidez, foi mais pressionante, soube aproximar as linhas e condicionar os movimentos ofensivos do adversário. Acrescenta que a equipa da Barrinha tem vindo a assumir uma ideia de construção de jogo sólida e que está a evoluir, praticando um futebol apelativo e com os jogadores a aderirem à filosofia de jogo.

Na próxima jornada, no dia 16 de Março, a equipa da Barrinha vai ao reduto do CD Paços de Brandão.


Créditos da Foto: Armando Folha



Uma luta a dois?

O líder Florgrade venceu por 3-1 no reduto do Canedo e reforça assim os seus atributos de fortíssimo candidato à subida. A equipa orientada por Hélder Castro foi globalmente superior e entrou decidida a resolver depressa a partida. Aos 26 minutos, o médio veterano Tiago Jogo adiantou os corticeiros com um remate potente fora de área. Aos 37 minutos, o jovem prodígio nigeriano Basit Ahmed concluiu com êxito um lance dentro de área e fez assim o 21º golo no Campeonato SABSEG. Aos 46 minutos, Basit Ahmed avança pela ala esquerda e faz a assistência para Luka Oliveira que só teve de empurrar para o fundo da baliza. Aos 85 minutos, Ifono marcou o golo de honra do Canedo na cobrança perfeita de um livre lateral directo (um dos melhores golos da jornada) ainda bastante longe da baliza. O Florgrade é líder com 66 pontos.

A AD Ovarense venceu por 4-1 o conjunto do Vista Alegre. A equipa orientada por Ricardo Maia começou a partida em desvantagem, quando aos 8 minutos Tiago Barros adiantou a equipa de Ílhavo, mas depois a reviravolta foi consubstanciada com golos do capitão Diego Tavares (12 min), Tika (40 min), Luís Felipe (47 min) e André Martins (77 min). Uma vitória que também não deixou quaisquer margens para dúvidas. Os vareiros mantêm-se assim na perseguição ao líder, encontrando-se na segunda posição com 65 pontos.

Por seu turno, o Sporting Clube de Espinho empatou 1-1 com o Alba. A equipa do Espinho esteve a ganhar com um remate certeiro fora de área de Samuel Vivas aos 65 minutos, mas consentiu o empate da equipa de Albergaria já nos descontos, aos 92 minutos, por Diogo Rodrigues que dentro de área deu a melhor correspondência a um cruzamento da ala esquerda (a bola ainda bate num defensor do Espinho antes de entrar). Com este resultado, a equipa tigre fica muito mais longe do objectivo da luta pela subida ao Campeonato de Portugal, passando a encontrar-se a 8 pontos do líder da prova (os espinhenses contabilizam agora 58 pontos).


O Florgrade não tropeça em Canedo e mantém-se firme na liderança (Créditos da Foto: Página do Florgrade)