Sporting Clube de Esmoriz complica apuramento diante do Canedo FC em jogo quente e polémico
30 de Maio, 2021Neste domingo de tarde, o Sporting Clube de Esmoriz recebeu o Canedo FC, numa partida em que bastava à turma da Barrinha pontuar para seguir em frente. No entanto, as coisas não correram de feição à formação orientada por Gabriel Silva.
Através de um jogo pragmático e eficiente, o Canedo FC conseguiu surpreender o Sporting Clube de Esmoriz, vencendo por 3-1 e carimbando assim o apuramento para os quartos-de-final. E se tal feito poderá ser individualizado, é justo salientar os contributos de Zé Carlos “Nino” que fez 3 ou 4 defesas de grande nível, e de Yemi, avançado nigeriano, que foi letal nos movimentos ofensivos da turma do concelho de Santa Maria da Feira.
Na primeira parte, o jogo até foi equilibrado com duas ou três oportunidades para cada lado, contudo seria Manu a abrir o marcador aos 37 minutos, conseguindo isolar-se e levar a melhor sobre o guardião esmorizense Ricardo Morais.
Na segunda parte, esperava-se uma reacção mais vincada do Sporting Clube de Esmoriz, contudo o Canedo FC reforçou a sua objectividade e soube aproveitar as falhas defensivas da equipa da casa. Aos 52 minutos, Yemi voltou a fazer a diferença e aumentou o marcador para 2-0, após um lance bem trabalhado em que Manu se isola novamente, embora Ricardo Morais consiga fazer a mancha, contudo o atacante nigeriano surge também em zona de finalização para, no âmbito de uma recarga, confirmar a ampliação da vantagem. Fica a dúvida se o jogador estaria ou não em posição regular. Este foi praticamente o primeiro caso do jogo, embora seja de difícil análise.
A polémica não ficaria por aqui. Aos 60 minutos, o Sporting Clube de Esmoriz dispõe de um livre directo a seu favor. Um jogador esmorizense bate o livre, mas a bola embate na mão de um defesa do Canedo FC que estaria na barreira, contudo o árbitro mandou seguir apesar dos ruidosos protestos do banco técnico da equipa da casa (o treinador-adjunto do SC Esmoriz receberia mesmo ordem de expulsão). Fica a ideia de que a equipa da casa tinha algumas razões de queixa neste lance que poderia proporcionar uma oportunidade de relançar a partida.
Aos 67 minutos, o Sporting Clube de Esmoriz tentou reagir através de uma jogada individual de André Pinhal, mas o guardião Zé Carlos Nino soube aplicar-se no lance, negando o golo.
Aos 82 minutos, e numa altura em que o jogo estava a ficar partido, o Canedo FC fez mesmo o 3-0. Bom cruzamento de Ratinho para a área, Yemi cabeceia para a baliza e Ricardo Morais ainda defende numa primeira instância, mas na recarga o avançado nigeriano provou que hoje estava imparável, carimbando o seu bis e sentenciando o jogo.
Aos 88 minutos, Valente voltou a desferir um remate bem colocado, mas o guarda-redes do Canedo FC respondeu com uma brilhante defesa. Logo a seguir, e na sequência do canto a favor do SC Esmoriz, Tiago Oliveira, médio esmorizense, é derrubado na área, tendo sido a infracção assinalada pelo árbitro. Chamado a marcar o penalti, Luisinho reduziu para 1-3, contudo era tarde demais para o Sporting Clube de Esmoriz. Houve também expulsões no banco técnico do Canedo FC que protestou igualmente este lance. Nesse momento, decorreram as substituições feitas pelo Canedo FC, mas os ânimos exaltados perduraram. No meio da confusão, ficou a ideia de que Yemi e Pedro Sá, atletas da equipa visitante, terão sido expulsos, no entanto, a equipa do concelho da Feira, ficou apenas reduzida a 10 elementos, visto que Pedro Sá (uma das entradas previstas) ainda não tinha entrado no terreno de jogo.
Aos 97 minutos, Zé Carlos Nino voltou a exibir-se em grande plano, evitando que o SC Esmoriz reduzisse para a margem mínima. O jogo terminaria aos 99 minutos após muitas paragens e alguns casos polémicos.
Com este resultado, o Canedo FC carimbou a passagem para os quartos-de-final (iguala o Sporting Clube de Esmoriz e conta com vantagem no confronto directo), mas ainda não garantiu o primeiro lugar do grupo. Quanto ao Sporting Clube de Esmoriz, terá de torcer para que o FC Pampilhosa não vença no reduto do Canedo FC.
É de enaltecer igualmente a transmissão da Rádio Voz de Esmoriz que acompanhou o jogo através dos seus locutores Eduardo Carvalho, José Carlos Macedo e João Cruz. Além disso, também Armando Folha, dirigente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, partilhou connosco a sua crónica sobre o jogo.
Créditos da Imagem: Armando Folha