Sporting Clube de Esmoriz desliza em Cesar
12 de Setembro, 2021Em jogo da segunda jornada da Zona Norte do Campeonato SABSEG, o Sporting Clube de Esmoriz deslocava-se até ao Estádio do Mergulhão, casa do FC Cesarense. Motivado por uma vitória na partida inaugural, a equipa de Nuno Rangel procurava dar seguimento à boa forma apresentada, contudo o FC Cesarense queria redimir-se da derrota no jogo de estreia perante o SC Paivense.
O FC Cesarense, orientado por Nuno Costa, escalou o seguinte onze inicial: Gonçalo Gonçalves; Catarino, Renato Moreira, Daniel Santos, Cancela; Dani, Pedro Portal, André, Filipe; Ricardo Tavares e Tintim.
Por seu turno, o SC Esmoriz apresentou a seguinte formação: Ivo Eichmann; Takeshi, Ricardo Pato, Rui Sousa, Gabriel; Mustapha, Ricardo Pereira, Ibrahim, Luís Soares; André Pinhal e Samuel Silva.
O jogo começou algo morno, mas a verdade é que houve iniciativas que, desde cedo, sondaram ambas as balizas, contudo o processo de decisão nem sempre era o melhor. Muitas vezes, falharam-se passes e o critério dos jogadores nem sempre foi o mais assertivo. Aos 21 minutos, o FC Cesarense vê um golo a ser anulado, dado que um avançado da sua equipa estava em fora-de-jogo aquando da recarga. A equipa da casa chegou a ser mais incomodativa, na primeira meia hora de jogo. Perto do final da primeira parte, o Sporting Clube de Esmoriz dispõe de duas boas oportunidades de golo através de boas iniciativas individuais de Ibrahim e Luisinho, contudo nas duas situações não foi possível desfazer o nulo. O intervalo chegava e podia-se dizer que o empate se aceitava, atendendo ao equilíbrio que perdurava na partida.
Na segunda parte, o FC Cesarense entrou melhor e logo aos 50 minutos, na sequência de um canto, Daniel Santos, defesa-central, surge sozinho para finalizar de cabeça no coração da área, abrindo o marcador (1-0). O Sporting Clube de Esmoriz demora a reagir, mas perto dos 70 minutos, tem a sua grande oportunidade de golo. Livre cobrado por Ricardinho, mas Rui Sousa (ou Takeshi, não deu para perceber bem quem foi) falhou um golo quase certo, atirando por cima da barra, quando se esperava uma finalização melhor. Logo a seguir, e após um bom cruzamento, André Pinhal, homem do jogo na primeira jornada (Sporting Clube de Esmoriz vs JD Carregosense), surge na área e quase que fez o empate de cabeça, mas bola saiu ligeiramente por cima da trave.
Quem não marca, arrisca-se a sofrer, e já contra a corrente do jogo, o FC Cesarense fez o 2-0 aos 73 minutos, mas em abono da verdade, foi um golo de antologia por Dani. O médio criativo do Cesarense fez levantar o Estádio do Mergulhão com um remate potente e colocado, desferido a 25 metros de baliza, sem grandes hipóteses para Ivo Eichmann.
Embalados pelo golo, o FC Cesarense continuou a pressionar. Aos 80 minutos, Dani quase que bisava mas Ivo Eichmann respondeu com uma boa defesa. Logo a seguir, aos 81 minutos, o Sporting Clube de Esmoriz reduz para 2-1. Cruzamento do recém-entrado Ruan, Hugo Montenegro simula bem até que a bola chega para Luisinho que só teve de empurrar. O jogo agitava-se, contudo continuava a faltar critério e muitas paragens entretanto surgiam, nomeadamente para ser prestada assistência aos jogadores. Aos 90 minutos, a equipa de arbitragem liderada por Pedro Miguel Ribeiro decidiu dar sete minutos de compensação. E nos descontos, houve dois lances de registo. Aos 92 minutos, o central do SC Esmoriz, Rui Sousa fez uma intercepção providencial, evitando que Carlitos se isolasse e pudesse sentenciar o jogo para o Cesarense. No último suspiro do jogo (97 ou 98 minutos), e depois de uma bola lançada para a área, Takeshi remata de forma muito perigosa, com a bola sair muito perto do poste – quase que o SC Esmoriz empatava a partida no derradeiro lance da partida. Logo a seguir, o árbitro apitava para o fim, com o FC Cesarense a vencer por 2-1 o Sporting Clube de Esmoriz.
Em termos de análise, podemos afirmar que o jogo pautou-se por um grande equilíbrio e que o empate seria o resultado mais justo. No entanto, o Sporting Clube de Esmoriz tem de fazer a sua reflexão porque a equipa não apresentou o mesmo rendimento da jornada inaugural.
Na próxima jornada, o clube da Barrinha recebe a AD Ovarense, um dérbi concelhio, em que a vitória só importa aos esmorizenses para reforçar os seus argumentos de qualificação para a fase de elite posterior, tendo que ser, para esse efeito, uma das quatro melhores equipas da Zona Norte.
Por fim, é de enaltecer igualmente a transmissão da Rádio Voz de Esmoriz que acompanhou o jogo através dos seus locutores Eduardo Carvalho, José Carlos Macedo e João Cruz. Além disso, também Armando Folha, dirigente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, partilhou connosco a sua crónica sobre o jogo.
Créditos de Imagem: Armando Folha