Sporting Clube de Esmoriz e União de Lamas empatam em jogo intenso
21 de Janeiro, 2024A jogar no Estádio da Barrinha, o Sporting Clube de Esmoriz conquistou um ponto importante depois de empatar 2-2 diante do líder União de Lamas, demonstrando novamente argumentos de que esta equipa orientada por Pedro Alves tem qualidade mais que suficiente para alcançar uma manutenção tranquila no Campeonato SABSEG.
Na verdade, a primeira parte até nem correu nada bem à formação esmorizense. Podemos dizer que a equipa visitante foi mais forte nos primeiros quarenta e cinco minutos, tendo sido também catapultada por um golo logo no primeiro minuto apontado por Zé António que conseguiu isolar-se pelo lado esquerdo, após uma rápida recuperação do meio-campo do União de Lamas, e diante de Bruno Costa, rematou cruzado e atirou a bola para o canto inferior direito. O guarda-redes esmorizense ainda tocou na bola, mas foi insuficiente para evitar o golo. O União de Lamas teve mais duas ou três oportunidades em que poderia ter ampliado o marcador, recorrendo a transições rápidas pelos flancos, mas o segundo golo não viria a surgir, pelo que o jogo se manteve em aberto.
Na segunda parte, a história foi diferente e o Sporting Clube de Esmoriz transfigurou-se e o jogo ficou muito mais dividido com remates perigosos registados por ambas as formações. Era uma questão de tempo até termos mais golos na partida.
Aos 77 minutos, Pedro Meco conseguiu entrar na área do União de Lemas e encetou um remate potente ao ângulo superior esquerdo, praticamente indefensável para Nuno Dias, guardião do União de Lamas, e empatou a partida (1-1). Aos 88 minutos, a equipa da Barrinha fez o segundo golo e a vitória parecia estar iminente com Michel a dar um feliz desfecho a uma assistência de qualidade de Mateo Nieto. No entanto, o fantasma da primeira jornada voltou a aparecer no tempo de compensação e o Sporting Clube de Esmoriz não conseguiu segurar a vantagem – na sequência de um livre cobrado por Mesquita que bombeou a bola para a área, Joãozinho apareceu de cabeça e desviou para o fundo das redes e aos 94 minutos, a equipa do Lamas empataria assim a partida (2-2). Nos últimos cartuchos (foram 7 minutos de compensação), o União de Lamas fez mais um ou dois remates perigosos mas o empate manteve-se, acabando por premiar a reacção da equipa da Barrinha que, mesmo com uma má primeira parte, não deitou a toalha ao chão e foi atrás do prejuízo na segunda parte, diante daquela que tem sido até então a equipa mais regular e eficiente do Campeonato SABSEG. No final, fica um sabor agridoce. Por um lado, conquistou um ponto importante perante um adversário poderoso que pode ser importante para as contas finais, mas por outro, fica sempre a ideia de que os três pontos poderiam ter ficado em Esmoriz.
Com este resultado, o Sporting Clube de Esmoriz sobe à 11ª posição do Campeonato SABSEG, passando a somar 18 pontos. Está com três pontos de avanço face à linha de água. Na próxima jornada, recebe o Fiães SC. Em caso de triunfo, os guerreiros da Barrinha poderão dar um salto importante rumo a uma segunda volta mais tranquila.
A partida foi acompanhada pela equipa de reportagem da rádio Voz de Esmoriz – João Cruz (estúdio), José Carlos Reis (relatador) e o Professor Manuel José (comentador).
Créditos da Foto: Armando Folha