Sporting Clube de Esmoriz e Vista Alegre empatam partida que se tornou frenética nos últimos quinze minutos
10 de Novembro, 2024Em partida da 10ª jornada do Campeonato SABSEG, o Sporting Clube de Esmoriz e o Vista Alegre empataram a duas bolas, numa partida que foi bem disputada especialmente a partir dos 75 minutos, sendo que a primeira hora de jogo ficou marcada pela falta de inspiração, passes errados e previsibilidade na forma como ambas as formações procuravam estruturar o seu jogo ofensivo.
Antes da partida, houve um minuto de silêncio em memória da antiga lenda do clube, entretanto falecida, Raul de Pinho Pinhal.
Na verdade, a primeira parte fica marcada apenas por um registo. Na sequência de um canto do Vista Alegre, Ivo Lucas com um desvio azarado quase marca na própria baliza, mas Bernardes fez um corte de cabeça em cima da linha de golo evitando males maiores. Os primeiros 45 minutos terminavam com um nulo ao intervalo, totalmente merecido, porque o jogo foi essencialmente disputado a meio-campo, muito longe das duas balizas.
Na segunda parte, a qualidade do jogo melhorou. O Vista Alegre entrou melhor e foi compensado por isso. Após terem conseguido uma falta a penalizar uma má saída de bola da defesa do Esmoriz, um dos homens do Vista Alegre bate, em jeito de arco, o livre lateral para a área, sendo que o esférico é desviado de cabeça por Anderson Dede que apareceu de forma fulgurante, sem dar hipóteses a Tiago Ribeiro, guardião do SC Esmoriz. O Vista Alegre poderia ter ampliado depois, por duas vezes, o marcador mas o guarda-redes Tiago Ribeiro fez duas excelentes defesas (a nosso ver, foi o melhor em campo porque essas defesas foram fundamentais para manter a equipa da Barrinha no jogo). Por seu turno, o Esmoriz também poderia ter empatado. A equipa fez cruzamentos perigosos, um deles foi interceptado in extremis por um defesa do Vista Alegre que quase deu auto-golo, com o corte a sair pouco por cima do travessão da sua baliza.
A equipa da Barrinha começou a arriscar mais nos últimos 15 minutos e acabou também por chegar ao golo. Aos 79 minutos, o lateral nigeriano Lekan ensaia um remate de longa distância com a bola ir ao poste e depois a respingar para o lado esquerdo da área, aí Michel ganha a bola e centra para o coração da área, onde Schuster, completo liberto, faz um pontapé de bicicleta, com a bola a ir colocada ao lado esquerdo da baliza. Um grande golo, sem dúvida, um dos melhores da jornada do Campeonato SABSEG.
Aos 89 minutos, Lekan é derrubado na grande área (o penalti é bem assinalado) após uma jogada de insistência do SC Esmoriz que aproveitou uma má saída de bola da defensiva do Vista Alegre. O próprio lateral nigeriano encarregou-se da marcação da grande penalidade, tendo atirado certeiramente a bola para o lado esquerdo, enquanto o guarda-redes ilhavense escolheu o lado direito. Estava feita a cambalhota no marcador. Foi o terceiro golo de Lekan no Campeonato SABSEG.
O Estádio da Barrinha que contou com uma assistência aceitável, vibrava agora com a possibilidade de uma vitória, mas a formação de Ílhavo nunca deitou a toalha ao chão, e nos descontos, na sequência de um canto, a defesa do SC Esmoriz tenta tirar a bola do perigo, mas à entrada da área, o guarda-redes do Vista Alegre (que havia subido à área contrária) ganhou a bola de cabeça e assistiu Cotonete que na pequena área rematou forte para o fundo das redes, repondo a igualdade aos 94 minutos.
O jogo terminava um minuto depois com 2-2 no marcador.
Em declarações à rádio Voz de Esmoriz, os dois treinadores – Pedro Alves (Sporting Clube de Esmoriz) e Hugo Gomes (Vista Alegre) reconheceram a qualidade das equipas que se defrontaram em campo e acabaram por aceitar a divisão de pontos como sendo, de certa forma, justa. Os dois timoneiros reconheceram também falhas defensivas que originaram golos, e apontaram ao objectivo de uma manutenção tranquila na divisão de elite aveirense, salientando que foi conquistado mais um ponto nesta caminhada.
O Sporting Clube de Esmoriz continua na 7ª posição, agora com 13 pontos, sendo que na próxima jornada, vai ao Estádio do Bolhão, defrontar o Fiães SC, actual 17º classificado.
O jogo foi transmitido pela rádio Voz de Esmoriz com a equipa de reportagem – João Cruz (estúdio), José Carlos Reis (relato) e Professor Manuel José (comentários).