Sporting Clube de Esmoriz “impotente” diante de um Canedo FC bem organizado
18 de Outubro, 2020Na tarde soalheira deste Domingo, o Sporting Clube de Esmoriz recebeu o Canedo Futebol Clube, uma das equipas em melhor forma na prova, embora só tivesse mais um ponto do que a equipa da casa. Era talvez o jogo mais sonante da 6ª Jornada da Série Norte do Campeonato Sabseg.
O Sporting Clube de Esmoriz vinha de duas vitórias diante de JD Carregosense e SC Paivense, e procurava agora o terceiro triunfo consecutivo. O Canedo Futebol Clube tinha empatado com o Fiães na última jornada, mas ainda não tinha sofrido qualquer derrota.
O timoneiro do conjunto da casa, Gabriel Silva, escalou o seguinte onze: Ricardo Morais, Daniel Oliveira, Diogo Rodrigues, Pipa, Dani Pereira, Mustapha, Lucas Lima, Valente, Sandro Brandão, Luís Soares e Edu Ferreira.
Por seu turno, o Canedo Futebol Clube, orientado por Miguel Rapinha, alinhou com a seguinte formação: Francisco Silva, Ratinho, Quiñones, Marco, Vasco Coelho, Anderson Dede, Ruca, Letz, Bruno Silva, Carlos Eduardo e Paulo Sá.
O início de partida trouxe um Sporting Clube de Esmoriz intranquilo e inconsequente, e o Canedo Futebol Clube aproveitou logo a sua primeira grande oportunidade, aos 7 minutos, para se adiantar no marcador. A jogada nasce de um lançamento aparentemente inofensivo, mas um jogador do Canedo conseguiu, no meio da confusão assenhorear-se do esférico, e depois Paulo Sá, avançado da equipa forasteira, trabalhou bem e desferiu um “tiraço” que apenas pararia no fundo das redes da baliza de Ricardo Morais que pouco ou nada poderia fazer.
Esperava-se que o Sporting Clube de Esmoriz pudesse reagir à desvantagem como chegou a fazer noutras partidas (como por exemplo, com o Alvarenga ou até mesmo com o União de Lamas), mas a verdade é que a equipa acusou psicologicamente o golo e não conseguiu assumir o jogo perante um adversário que não dava espaços quando estava sem bola, e que, quando a conquistava, saía rapidamente em transições perigosas de contra-ataque. Carlos Eduardo, atacante do Canedo Futebol Clube, poderia ter ampliado inclusivamente a vantagem para 2-0, mas não conseguiu acertar na finalização aquando das duas oportunidades que teve aos 16 e 21 minutos respectivamente.
Perto do final da primeira parte, aos 43 minutos, Pipa, defesa central do Sporting Clube de Esmoriz, foi expulso após uma entrada impetuosa sobre Paulo Sá, o qual se queixou de ter sido atingido no rosto. O lance deixa dúvidas, e apesar da abordagem imprudente do defesa esmorizense, fica na retina a ideia de que o lance foi completamente casual/acidental e que Pipa poderá afinal não ter atingido o jogador adversário no rosto, embora a sua acção tivesse sido precipitada. Como não há VAR nos campeonatos distritais, compreendemos que esta decisão por parte da equipa de arbitragem seria sempre difícil.
Chegava o final da primeira parte, e o resultado aceitava-se porque o Canedo Futebol Clube tinha evidenciado mais maturidade e coesão táctica.
Na segunda parte, as oportunidades continuaram a escassear. Nem sempre a partida foi bem jogada e houve certamente lances muito mal elaborados por ambas as formações, mas a verdade é que o Canedo Futebol Clube, a jogar com mais um, geria o jogo com maior ou menor dificuldade.
Nos últimos dez minutos, o Sporting Clube de Esmoriz conseguiu finalmente arriscar mais e incomodar o adversário, mas expôs-se demasiado diante de um oponente que sabia sair em contra-ataque. Aos 91 minutos, e após um canto mal cobrado pela equipa da casa, os atletas do Canedo conseguem meter a bola no ataque e Yemi isolou-se, fazendo o 0-2 e sentenciando a partida.
Com este resultado, o Sporting Clube de Esmoriz cai para a 6ª posição da Zona Norte do Campeonato Sabseg, mantendo assim os 7 pontos contabilizados. A turma de Gabriel Silva terá mais um teste determinante na próxima jornada, quando se deslocar ao reduto do Atlético Clube de Cucujães, equipa que precisamente soma os mesmos pontos que o Sporting Clube de Esmoriz.
A equipa de desporto da Rádio Voz de Esmoriz (93.1FM) constituída por João Cruz, José Carlos Macedo e Eduardo Carvalho (este último acompanhou o SC Espinho 0 Canelas 2010 3, jogo do Campeonato Portugal) relataram as incidências desportivas desta tarde. Também a AFA TV assegurou a transmissão do jogo a partir da sua página. É de enaltecer igualmente o testemunho do nosso correspondente Armando Folha que acompanhou a partida realizada em Esmoriz.