Sporting Clube de Esmoriz supera fasquia dos 20 pontos após vitória difícil diante do RD Águeda

8 de Dezembro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Em partida da 14ª jornada, o Sporting Clube de Esmoriz alcançou uma vitória determinante por 3-1 diante do Recreio Desportivo de Águeda, e conseguiu superar a fasquia dos 20 pontos, procurando resolver rapidamente a matemática da manutenção nos próximos meses.

Devido ao intenso frio que se fazia sentir, o Estádio da Barrinha teve uma adesão reduzida na tarde deste Domingo. Ainda assim, os poucos adeptos que apareceram, apoiaram na medida do possível a equipa.

Os primeiros quinze minutos não trouxeram novidades ou ímpetos exacerbados. No entanto, as primeiras oportunidades de golo foram do Águeda. Primeiro, na sequência de um livre directo, aos 17 minutos, Gonçalo Costa, atacante do Águeda, atirou a bola ao poste. E depois, pouco tempo depois, Kiko Rodrigues, num livre lateral, atirou directo, em jeito de arco, ao ângulo esquerdo da baliza e Tiago Ribeiro fez uma excelente defesa, desviando a bola para canto.

Entretanto, a equipa da Barrinha adianta-se no marcador. Aos 29 minutos, Bernardes parece ganhar a bola através de uma antecipação bem conseguida, e numa jogada de insistência, a bola vai para Michel que desmarca-se pela ala direita, cruzando de forma exímia onde aparece Ivo Lucas ao segundo poste a cabecear para o fundo das redes. O lance motivou a primeira explosão de alegria com Pedro Alves, técnico do SC Esmoriz, a celebrar o golo, apontando para o símbolo do clube e apelando ao apoio do público.

O RD Águeda voltou a incomodar com um lance bastante perigoso, mas o guarda-redes do SC Esmoriz Tiago Ribeiro foi, uma vez mais, salvador com duas defesas sucessivas de grande qualidade, impedindo o empate.

Aos 41 minutos, Michel após uma jogada individual é derrubado dentro da área por um defesa do RD Águeda com o árbitro a apontar para a marca dos onze metros. Na conversão da grande penalidade, Ivo Lucas não falhou, colocando a bola no lado esquerdo da baliza, enquanto o guardião do Águeda escolheu o lado direito. Foi o quarto golo do avançado ex-FC Foz que bisava assim na partida.

A equipa da Barrinha conseguiu levar a vantagem de dois golos até ao intervalo, um resultado que premiou a eficácia de 100% dos esmorizenses e que penalizou algum desperdício do RD Águeda.

Na segunda parte, o Sporting Clube de Esmoriz estabilizou gradualmente o jogo, e conseguiu fechar melhor os caminhos para a sua baliza. E foi assim, durante quase 25 minutos, sendo que Lekan e Michel, em jogadas de contra-ataque, tiveram remates perigosos que poderiam ter dado em golo.

No entanto, aos 69 minutos, o RD Águeda conseguiu reduzir com Gonçalo Costa a isolar Sacra (recém-entrado) que, na cara de Tiago Ribeiro, atirou para o fundo das redes. O jogo tornou-se mais agitado, e o RD Águeda, motivado pelo golo, obrigou o SC Esmoriz a saber sofrer. Vários calafrios foram criados, contudo Pedro Alves também acertou nas substituições ao refrescar as alas com as entradas de Wesley e Gabi Ferreira.

E seria nos descontos (90 + 7 minutos) que, na sequência de um canto, Wesley aparece desmarcado na área e com um remate acrobático fez a bola entrar perto do ângulo direito da baliza de Bruno Silva. Foi também o quarto golo do extremo brasileiro no Campeonato SABSEG e a confirmação de uma vitória laboriosa diante de um adversário de boa qualidade.

O jogo terminou logo de seguida com um triunfo dos esmorizenses por 3-1.

Para a equipa de reportagem da rádio Voz de Esmoriz, três homens do Sporting Clube de Esmoriz se destacaram nesta vitória difícil – Tiago Ribeiro (por 3 ou 4 notáveis defesas na baliza), Michel (extremo que está directamente ligado aos dois golos) e Ivo Lucas (pelos dois golos marcados). A escolha do melhor em campo recaiu no primeiro. Já no Recreio Desportivo de Águeda, os mais inconformados foram Gonçalo Nunes e Kiko Rodrigues.

No final de jogo, Mateo Nieto, médio criativo colombiano do Sporting Clube de Esmoriz, esteve em declarações à rádio Voz de Esmoriz, onde reconheceu que este foi um jogo difícil e que foi importante manter a vantagem no resultado, relembrando que tal não tinha sido alcançado em alguns dos jogos anteriores. Frisou que o RD Águeda tem bons jogadores e que, em alguns momentos, foi difícil lutar pela posse de bola. Projectou ainda o próximo jogo com o Florgrade, em que assume o poderio do adversário, mas reiterou que a equipa dará o melhor de si para tentar alcançar um bom resultado.

Com este resultado, o Sporting Clube de Esmoriz passa a alcançar 21 pontos e consolida a quinta posição no Campeonato SABSEG. Na próxima jornada, a equipa da Barrinha vai até Cortegaça, defrontar o Florgrade FC (3º classificado).


O jogo foi transmitido pela rádio Voz de Esmoriz com a equipa de reportagem – João Cruz (estúdio) e José Carlos Reis (relato).