Sporting Clube de Esmoriz travado por um poderoso União de Lamas

17 de Outubro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Após a vitória motivante diante do Florgrade FC (7-1), o Sporting Clube de Esmoriz orientado por Miguel Rapinha tinha um teste de fogo contra o líder da Zona Norte, o União de Lamas, turma que no ano passado esteve a um passo de alcançar a promoção ao Campeonato de Portugal, tendo sido apenas travado pelo Alvarenga.

O jogo grande teve lugar no Estádio Comendador Henrique Amorim, denotando-se um clima bastante nublado.

O União de Lamas, embalado pelo forte apoio dos seus adeptos, e orientado por Luís Miguel, apresentou o seguinte onze: Xavier Ferreira; Pedro Tavares, Nuno Martins, Joel; Luís, Gouveia, Alex Brandão, Diogo Barbosa; Chapinha, Sheriff e Alex Oliveira.

Por sua vez, o Sporting Clube de Esmoriz escalou a seguinte formação: Ivo Eichmann: Ricardo Pato, Takeshi, Mexes, Gabriel; Mustapha, Adebayo, Luís Soares; Ruan, Hugo Montenegro e André Pinhal.

A história do jogo não desmente a superioridade do União de Lamas que, na maior parte do jogo, controlou a partida, pese alguma reacção, em determinados momentos, do Sporting Clube de Esmoriz. O jogo começou aguerrido e com algumas jogadas de ambas as turmas que causaram calafrios nos sectores defensivos. No entanto, a partida ficaria algo “morna” e nada fazia prever que a primeira parte recebesse, em breve, o registo de dois golos.

Efectivamente, o União de Lamas abriu o marcador aos 40 minutos, quando Alex Brandão cruzou, do lado direito, para o cabeceamento exímio e certeiro do ponta de lança ganês Sheriff, sem hipóteses para Ivo Eichmann que ainda tentou esticar-se em vão para chegar à bola. A ganhar por 1-0, o União de Lamas empolgou-se e foi à procura do segundo golo que viria a surgir quatro minutos depois, já perto do final da primeira parte. Na sequência de um livre, a bola foi bombeada para a área, e após um primeiro desvio de cabeça, a bola sobra para Luís Moreira que recebe e domina de peito, ficando de caras para a baliza e rematando com sucesso para o 2-0. Um autêntico balde de água fria que complicaria as contas do jogo para o Sporting Clube de Esmoriz, ainda antes do intervalo.

Na segunda parte, o Sporting Clube de Esmoriz procurou reagir e ir atrás dos prejuízo. Chegou a conquistar alguns cantos e até obrigou Xavier, guardião do União de Lamas, a algumas intervenções apertadas. No entanto, a experiência e a coesão do União de Lamas foi novamente determinante para evitar que a equipa da Barrinha reentrasse na disputa do resultado.

Aliás, seria inclusivamente o União de Lamas a fazer novo golo. Aos 77 minutos, Alex Brandão converteu uma grande penalidade a castigar alegada falta de André Pinhal que teria derrubado um jogador do União de Lamas na área (o lance é discutível). Na concretização do castigo máximo, bola para um lado, guarda-redes para o outro. Estava feito o 3-0 para a equipa que lidera a Zona Norte do Campeonato SABSEG.

Até ao final do jogo, o União de Lamas ainda teve um golo anulado por presumível toque com a mão na bola por parte de Vando.

O jogo chegava ao fim com a turma da casa a controlar as operações e a gerir o ritmo do jogo. O União de Lamas triunfou assim por 3-0.

Apesar da derrota, o Sporting Clube de Esmoriz permanece na 8ª posição com 7 pontos em 7 jogos. No entanto, a equipa terá de reagir nos próximos jogos porque está a seis pontos do quarto classificado da Zona Norte – último lugar que dá acesso à fase superior de elite do Campeonato SABSEG. Na próxima jornada, a equipa da Barrinha recebe o AC Cucujães, 9º classificado que também conta com 7 pontos. Só a vitória interessa para os pupilos de Miguel Rapinha!

Neste momento, a Zona Norte do Campeonato SABSEG é liderada pelo União de Lamas (17 pontos), sendo seguido pelo SC Paivense (14 pontos), AD Ovarense (13 pontos) e Florgrade FC (13 pontos).

Por fim, é de enaltecer igualmente a transmissão da Rádio Voz de Esmoriz que acompanhou o jogo através dos seus locutores Eduardo Carvalho, José Carlos Macedo e João Cruz. Além disso, também Armando Folha, dirigente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, partilhou connosco a sua crónica sobre o jogo.


Créditos da Imagem: Lamas TV