Sporting Clube de Esmoriz vence jogo difícil em Oliveira do Bairro

13 de Outubro, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

Em partida da sexta jornada do Campeonato SABSEG, Oliveira do Bairro Sport Clube e Sporting Clube de Esmoriz mediram forças, apontando ao objectivo de realizarem uma época tranquila, embora ainda estejamos numa fase embrionária da competição. O Sporting Clube de Esmoriz conquistou uma vitória importante por 2-1 no Estádio Municipal de Oliveira do Bairro.

Os primeiros dez minutos desenrolaram-se com pouca fluidez e sem grandes registos. Aos 15 minutos, veio o primeiro aviso. O atacante móvel brasileiro do Sporting Clube de Esmoriz, Wesley remata cruzado com força, com a bola a ir ao lado. Pouco tempo depois, o Oliveira do Bairro reagiu e com um remate forte de um dos seus atletas, fez com que Tiago Ribeiro (guarda-redes que foi hoje titular na baliza do SC Esmoriz em vez de Paulinho) tivesse de responder com uma excelente intervenção a desviar a bola para canto. Na sequência da cobrança desse canto, quando se contabilizavam 17 minutos, o Oliveira do Bairro inauguraria o placar – com Dani a surgir e a desviar de cabeça para fazer o primeiro da partida, beneficiando da passividade defensiva esmorizense. A equipa orientada por Pedro Alves reagiu e, logo depois, num contra-ataque, a bola chega a atingir as malhas laterais da baliza do Oliveira do Bairro.

Perto do cair do pano da primeira parte, foi assinalado penalti a favor do SC Esmoriz visto que um defesa do Oliveira do Bairro terá interceptado a bola com a mão dentro de área. Na conversão da grande penalidade, Wesley não falha e repõe a igualdade para o Sporting Clube de Esmoriz.

O intervalo chegava pouco tempo depois, aceitando-se como justo o resultado até então vislumbrado.

No início da segunda parte, o jogo tornou-se mais mexido e com alguns momentos de parada e resposta. Por exemplo, no início do segundo tempo, na sequência de um livre directo, o Sporting Clube de Esmoriz obrigou a uma boa defesa de Zé Pedro, guardião do Oliveira do Bairro, mas no minuto seguinte, o médio da equipa da casa João Ferreira responde com um remate de longe, mas a bola vai ao lado.

No entanto, a partir dos 65 minutos, a partida voltou a tornar-se monótona e previsível, com as equipas a respeitarem-se novamente dentro das quatro linhas. As equipas recomeçaram a falhar diversos passes e a revelar pouca visão criativa, havendo desconexão no processo ofensivo de ambas as formações. No entanto, a história do jogo iria mudar perto do fim da partida.

Perto dos 80 minutos, um desentendimento entre o guardião Tiago Ribeiro e a defensiva esmorizense na abordagem a uma bola aérea, quase que originou o golo do Oliveira do Bairro, mas logo depois, na resposta, Schuster esteve perto de emendar e fazer o golo do SC Esmoriz, após um excelente cruzamento de Guilherme Tavares. Mais uma vez, em poucos minutos, o golo a rondar ambas as balizas.

O momento decisivo da partida acontece aos 83 minutos, quando o ala esquerdo Gabi Ferreira foi derrubado na área, quando tentava desmarcar-se para a finalização. Na conversão do penalti, Ivo Lucas fez o segundo do Sporting Clube de Esmoriz. Estavam decorridos 84 minutos. Foi o segundo golo de Ivo Lucas no Campeonato SABSEG.

Até ao final, o clube da Barrinha manteve a vantagem mínima e, nos descontos (foram dados cinco minutos), o extremo do Sporting Clube de Esmoriz Schuster, em contra-ataque tentou fazer um chapéu mas o guardião Zé Pedro respondeu com uma boa intervenção. O lateral do Esmoriz Edu evitou ainda um cenário de finalização dentro de área que poderia ter sido propício para o Oliveira do Bairro.

A equipa esmorizense venceria por 2-1 em Oliveira do Bairro, num jogo que foi muito equilibrado e que, nem sempre, foi bem jogado. No entanto, são três mais pontos preciosos para a caminhada do conjunto orientado por Pedro Alves.

Na próxima jornada, o Sporting Clube de Esmoriz vai ao reduto do ADC Lobão.

Em declarações à rádio Voz de Esmoriz, Pedro Alves, técnico do Sporting Clube de Esmoriz, reconhece o mérito do adversário que tinha um padrão de jogo bem definido e que colocou cinco homens na frente para assumir uma estratégia pressionante, contudo salienta que a equipa do SC Esmoriz nunca tirou os olhos da baliza adversária. Deu os parabéns ao seu grupo porque houve crença de todos os jogadores até ao fim, apesar de reconhecer que houve ali alguma falha de assertividade no último passe e que deveria também ter havido mais agressividade. No entanto, realça que Tiago Ribeiro fez uma importante exibição tendo evitado males maiores na baliza e que o grupo soube trabalhar arduamente para salvar um bom resultado num campo adverso.

O jogo foi transmitido pela rádio Voz de Esmoriz com a equipa de reportagem – João Cruz (estúdio), José Carlos Reis (relato) e Professor Manuel José (comentários).




Créditos da Foto: José Manuel Silva