Talibans a um passo de controlar Cabul
15 de Agosto, 2021A ofensiva taliban tinha sido iniciada em Maio (retirando proveito do início da retirada das forças dos EUA e da NATO), mas a derrocada começou seriamente há 9 dias, com a primeira capital provincial afegã a cair nas mãos dos fundamentalistas. Desde então até este momento, os insurgentes acabariam por se apoderar de 30 das 34 províncias afegãs, e nos últimos dias, a resistência das forças de segurança afegãs praticamente deixou de existir. Cabul, a capital, está prestes a cair. Neste momento, os taliban encontram-se às portas da cidade sem ter instrucções para atacar, embora estejam a surgir rumores de que já ocuparam entretanto alguns edifícios de renome e subúrbios, embora sem grande resistência. Decorrem negociações para uma transição pacífica do poder para evitar o derramamento de sangue.
O até então presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, já deixou o país, encontrando-se no Tajiquistão. É provável que outras figuras do governo sigam os mesmos passos e procurem asilo, apesar de a CNN adiantar a possibilidade de o novo governo de transição incluir oficiais talibans e membros da administração de Ghani. Contudo, esse cenário poderá nem sequer concretizar-se dada a completa derrocada política e militar do governo afegão que parece ter perdido qualquer força ou vantagem no terreno, situação agravada por deserções de militares afegãos e com a saída das tropas internacionais.
De acordo com o Diário de Notícias, um dos nomes que se fala para liderar o “governo de transição” é o do ex-ministro do Interior (2003-2005), antigo embaixador na Alemanha e professor universitário na Universidade de Washington Ali Ahmad Jalali. Todavia, o antigo coronel tem já 81 anos, e além disso, o poder negocial da administração de Ghani tem vindo a reduzir-se dia após dia.
Por outro lado, os Estados Unidos da América apressam o processo de retirada. Ao contrário do que estava planeado, a ideia já não é retirar todos os militares até ao final do mês de Agosto, mas sim no decurso das próximas 72 horas. Como se não bastasse, surgiram imagens de helicópteros norte-americanos a retirarem ou evacuarem pessoas a partir dos telhados da sua embaixada. O mesmo acontece com as outras embaixadas ocidentais.
Como se não bastasse, surgiram também notícias de que os talibans já se apoderaram da prisão de Bagram, onde se encontravam 5 mil prisioneiros, nomeadamente guerreiros do seu movimento e membros do Estado Islâmico. Os soldados norte-americanos terão abandonado o importante complexo no mês anterior, sem avisar as autoridades afegãs.
Créditos da Imagem: Sidiqullah Khan / AP – “The New Yorker”