TAN TAN TANN 5º Festival Internacional de Artes Performativas Contemporâneas de Esmoriz 2021

31 de Maio, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

TAN TAN TANN 5º Festival Internacional de Artes Performativas Contemporâneas de Esmoriz 2020, uma parceria da Imaginar do Gigante com a Câmara Municipal de Ovar, com o apoio da Junta de Freguesia de Esmoriz.

Este ano, o Festival está agendado para os dias 4 e 5 de junho de 2021, às 21h30, em conformidade com as regras de segurança que os tempos exigem.

Um festival que se realiza ao som dos pipos. TAN TAN TANN é o som e o nome de Tanoaria, local de tanoeiros onde se bate o som TAN TAN TANN, para fazer as famosas barricas para acolher os mais famosos vinhos e licores do mundo. O local que acolheu este festival desde a sua génese é a Tanoaria Josafer, uma das mais antigas Tanoarias em funcionamento em Esmoriz, a cidade dos tanoeiros. Por aqui já passaram nomes como Pega Monstro, Tó Trips e João Doce, Feira de Leste, Iguanas, Electric Man, Títeres de Maria Parrato, Flávio Rodrigues, Amorante, Laudo, Àtonita, entre muitos outros. Este ano, devido aos constrangimentos com viagens, os grupos internacionais vem todos de Espanha.  

ANDREIA DÍAZ REBOREDO um dos nomes mais sonantes das artes plásticas e da performance, traz ao nosso festival um projeto inspirado no teatro de objetos sobre arquitetura, intitulado, M.A.R. um discurso plástico através do espaço que explora a  manipulação de objetos e o trabalho de corpo. A companhia LA VÍSPERA de Espanha traz também um projeto especial, THE IDENTITY OF VESANIA  espetáculo onírico e surreal que usa como linguagem a dança, máscaras, marionetas, teatro físico e circo. Este trabalho é uma reflexão sobre saúde mental: especificamente sobre o transtorno bipolar. Na musica eletrónica temos CALIZA o projecto pessoal da madrilena Elisa Pérez que, ao longo da sua residência no Programa Piloto de Residência Musical Matadero Madrid, compôs e gravou o seu segundo álbum, intitulado “Mar de cristal”, no qual incorpora novos instrumentos e  metodologias nas suas canções, criadas  principalmente com base em software. E o nosso anfitrião Português, Afonso Dorido mais conhecido como o HOMEM EM CATARSE, que explora as cordas da guitarra e o corpo da mesma como ninguém. Depois de ter recebido vários louvores da crítica com o EP Guarda-Rios e o aclamado álbum Viagem Interior, Homem em Catarse iniciou no ano de 2020 o novíssimo e conceptual sem palavras | cem palavras. Durante a noite ainda vão passar ainda os projetos DJ DISCOSLAGENS de João Palavra, melómano fervoroso, aproveita as aparições públicas para partilhar a música que ouve, que gosta, que o inquieta, que o faz dançar, que mexe com os sentidos. E  por fim uma estreia o projeto FAGULHA TROPIC  a junção de um music selector/Dj (João Palavra/Discoslagens) com um percussionista (Daniel Oliveira/Samba de Além Mar). Estes dois seres humanos vão cozinhar, ao vivo, uma espécie de performance bailante com entrave picante para aquecer o interior do nosso corpo e provocar uma ligeira dormência dos membros inferiores.

A juntar a isto tudo temos a  tradição Macaca Rambóia, uma atividade que antigos tanoeiros realizavam uma vez por mês no final do trabalho, é aqui replicada com o público, onde não faltarão as conversas e os bifes do vazio.

A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação máxima do espaço, com medidas de segurança em conformidade com as diretivas da DGS.

Bem-vindos ao TAN TAN TANN.

Localização: TANOARIA JOSAFER, LDA

Av. 29 de Março 779 • Esmoriz, Portugal

Mais informações em:

www.imaginardogigante.pt