Tanoaria Esmorizense foi motivo de reportagem na SIC
14 de Fevereiro, 2021A Tanoaria JOSAFER voltou a ser notícia na SIC. De acordo com uma reportagem emitida no telejornal do referido canal neste passado sábado, ficamos a saber que esta tanoaria de Esmoriz continua a exportar 97% da sua produção. Os seus barris, pipas e vasilhames costumam albergar vinhos (nomeadamente o vinho do Porto ou o vinho Moscatel) e outros líquidos, contudo são também cada vez mais procurados para fins decorativos.
Filipe Octávio, gerente da mencionada Tanoaria, salienta que em países como a Bélgica, a Holanda, a Suécia e a Alemanha se usufrui bastante dos próprios barris por serem biodegradáveis, sendo ainda bastante utilizados para aproveitamento das águas da chuva, para colocação de plantas, para a decoração de casas de campo e jardins, etc.
A empresa recupera ainda barris envelhecidos.
Por outro lado, e de acordo com os especialistas, os barris são ainda fundamentais para o estágio e amadurecimento dos vinhos armazenados.
Em inícios do século passado, chegaram a coexistir 25 tanoarias em Esmoriz, embora a maior parte não tenha resistido à evolução do tempo. Neste momento, tanoarias como a JOSAFER ou a Ramalho continuam a laborar na localidade, contudo o futuro é incerto porque há falta de mão de obra e cada vez menos artesãos disponíveis para aprender este ofício.
Créditos de Imagem: José Fangueiro