Teatro regressou a Esmoriz

2 de Maio, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Nesta passada sexta-feira, o teatro voltou a Esmoriz, e mais concretamente, ao palco Ruy de Carvalho, no auditório dos Castanheiros. A convite do Grupo de Teatro Renascer, o Grupo Contacto de Ovar apresentou a peça “O Urso” inspirada numa comédia dramática de Anton Tcheckov (1860-1904) contando com a encenação de Manuel Ramos Costa.

O enredo incide sobre as vivências de uma viúva e um credor, tudo por causa de uma dívida que demorava a ser liquidada. Em termos mais concretos, a senhora Popov devia uma quantia a um proprietário de terras, o senhor Smirnov, e foi necessário recorrer a um criado para mediar o diferendo, contudo a história termina com um final feliz.

Além da minuciosa e primorosa encenação de Manuel Ramos Costa, é justo enaltecer a qualidade das interpretações de Margarida Martins, Miguel Duarte e António Ferreira.

 O cenário desenrolava-se na Rússia de finais do século XIX. O público assistiu a uma comédia de costumes, a qual se repercute igualmente numa crítica à hipocrisia e repressão da sociedade russa.

Refira-se que o auditório contou com uma lotação interessante, embora cumprindo as limitações de lotação determinadas por lei.

João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, reforçou que o “dia de hoje foi uma grande amostra de resiliência de todos os que no último ano têm visto a sua vida constantemente adiada e que hoje tenha sido, e citando Sérgio Godinho, “o primeiro dia do resto das nossas vidas”.

Já o Grupo Contacto de Ovar – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar declarou que a Contacto e o Renascer são, de facto, grupos irmãos, focados no desenvolvimento teatral e cultural do concelho de Ovar.

Créditos da Imagem – Grupo de Teatro Renascer (redes sociais)