Alcides Alves – “Teremos uma equipa preparada para dar à causa pública o melhor de si”
23 de Julho, 2021Como já é do conhecimento público, Alcides Alves será o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ovar. Residente em Esmoriz e com uma carreira já consolidada de professor primário, decidiu regressar à causa política, depois de ter sido eleito Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz nos mandatos compreendidos entre 1997 e 2009. O candidato já chegou a ser entrevistado na Rádio Voz de Esmoriz, em Março, anunciando na altura que sentiu um impulso positivo de servir a população, acreditando que pode desempenhar um papel determinante, e por isso, decidiu aceitar o repto que lhe havia sido lançado pelo Partido Socialista.
Na altura, o candidato socialista argumentou para a necessidade de se elaborar uma estratégia municipal a longo prazo, em vez de se fazer uma gestão apenas concentrada no momento.
Na recente apresentação da sua candidatura (ocorrida em meados de Julho), Alcides Alves frisa que “Ovar está a perder valor a cada ano que passa”, rematando que o município tem vindo a perder receita, o que limita os investimentos passíveis de serem efectuados e condiciona claramente as taxas de execução. O candidato socialista revela ainda que o executivo municipal liderado por Salvador Malheiro deveria ter feito mais para estancar o impacto económico da pandemia nos sectores do comércio e restauração locais.
Em termos de estratégias para o futuro, e caso seja eleito, Alcides Alves preconizará um forte investimento na habitação social, a promoção de emprego qualificado e combate à taxa de desemprego, fomentará a atracção de investimentos económicos para o concelho, a implementação do serviço de urgência básica no Hospital de Ovar, a defesa da costa (através do diálogo permanente com o Governo), a criação de estruturas de Ensino Superior no concelho, a prossecução de uma nova estratégia de potenciamento do turismo local, etc.
Alcides Alves definiu igualmente que o associativismo será um dos vectores principais do desenvolvimento do concelho, prometendo reforçar os apoios e as condições das colectividades. Juntamente com Carlos Jorge Ferreira, candidato do PS a Esmoriz, Alcides tem visitado diversas colectividades, tendo ambos realçado que “o associativismo constitui-se como um eixo fundamental em qualquer política de desenvolvimento local, assumindo uma importância social, cultural, política e económica bastante significativa”.
Os candidatos do Partido Socialista têm igualmente visitado as Unidades de Saúde Familiar do concelho de Ovar, procurando conhecer as dificuldades existentes e demonstrando disponibilidade para auscultar potenciais soluções. No entender de Alcides Alves, “a Saúde é para o PS em geral e para a sua Candidatura à CMO em particular, um eixo estruturante do bem-estar dos cidadãos”. No caso da Unidade de Saúde Familiar de Laços, depararam-se com algumas insuficiências, nomeadamente a ausência de obras de manutenção, equipamentos técnicos inoperacionais e até buracos no tecto. Os socialistas alegam que é necessário operacionalizar estratégias que proporcionem uma melhor assistência aos munícipes.
Alcides Alves garante que terá uma “equipa preparada para dar à causa pública o melhor de si” e que será apresentado um “projecto credível, humanista, com ideias próprias”. Além disso, partilha das palavras de José Fragateiro, candidato socialista à Assembleia Municipal de Ovar, que havia proferido a necessidade de voltar a colocar Ovar no mapa.
Créditos da Imagem: PS Ovar