
Testemunho de Leonardo Silva sobre a JMJ (Opinião)
8 de Agosto, 2023As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) são organizadas pela Igreja Católica, com o objetivo de reunir jovens de todo o mundo para celebrar a sua fé, compartilhar experiências e participar nas atividades promovidas. O Papa preside a essas jornadas, que acontecem a cada dois ou três ou quatro anos em diferentes países. Durante as jornadas, os jovens participam em missas, catequeses, momentos de oração e também se envolvem em atividades culturais e sociais. A Jornada Mundial da Juventude foi iniciada pelo Papa João Paulo II, em 1985, em Roma, e desde então tem sido um importante ponto de encontro para os jovens católicos de todas as partes do mundo.
Estas jornadas foram marcantes por terem acontecido em Portugal, ou seja, no meu país, o que me facilitou viver grande parte da JMJ sem me deslocar muito.
As jornadas são divididas em vários momentos que vão ocorrendo pela semana adiante. Sendo um deles, e o meu favorito, a Via Sacra. Gostei muito da história que foi contada nas várias línguas, as imagens que apareciam durante a história que te faziam imaginar tudo o que estava a acontecer e da coreografia dos dançarinos que fez tudo parecer real. Realmente foi espetacular. As JMJ são um sítio especial, em que, se não estiveres disposto a abrir o teu coração, vais só perder o teu tempo, mas, se tu abrires o teu coração, vai ser uma das melhores experiências da tua vida.
Leonardo Silva
Catequese do 10º ano
Paróquia de Santa Maria de Esmoriz