Travessão impediu o primeiro triunfo do SC Esmoriz

5 de Outubro, 2025 Não Por A Voz de Esmoriz

Na entrada para a quinta jornada, Sporting Clube de Esmoriz e Futebol Clube de Pampilhosa tinham somado apenas 1 ponto, tendo averbado 1 empate e 3 derrotas desde então. Ambas formações procuravam assim a sua primeira vitória no Campeonato SABSEG, contudo não alcançaram esse objectivo, visto que empatariam 0-0 na tarde deste domingo.

Na equipa da Barrinha, estreava-se no comando técnico Porto Gomes, antigo técnico do FC Cesarense e Fiães SC, e havia também a novidade de ter sido anunciado o reforço Luccas Marques, avançado brasileiro com um currículo sonante, tendo já passado por clubes como a AD Ovarense (onde fez uma boa época em 2021/2022), Beira Mar, Florgrade e Paços de Brandão. Este último começou no banco, e entrou nos derradeiros 15 minutos, tempo ainda insuficiente para criar impacto.

O Sporting Clube de Esmoriz entrou melhor na partida. Aos 7 minutos, Ivo Lucas recebe uma bola longa e, com uma boa recepção, arranca em direcção à baliza, quase faz o golo para o Esmoriz mas o guarda-redes do Pampilhosa, João Brito, faz uma excelente mancha in extremis. O jogo depois estagnou e pautou muito do que viria a ser a restante primeira parte. Ainda assim, apontamento para um remate perigoso de um atacante do Pampilhosa, aos 33 minutos, com a bola a rasar a trave. O intervalo chegaria pouco tempo depois com um empate que espelhava um jogo com muita luta a meio campo, mas sem objectividade e com escassas oportunidades de golo.

Na segunda parte foi diferente. O Sporting Clube de Esmoriz entrou bem mais forte, e entre os 45 minutos e os 60 minutos, assumiu mesmo o domínio das operações e produziu duas ou três oportunidades claras de golo que poderiam ter sentenciado a partida. Aos 46 minutos, Adriano Silva obriga o guardião do Pampilhosa a uma defesa muito apertada, e depois na sequência da jogada, há ainda um cruzamento com Rui Silva a surgir na área a cabecear e a obrigar outra vez João Brito a dar uma sapatada com a bola a ir por cima da baliza. Aos 49 minutos, surge a grande oportunidade da partida para o Esmoriz, com um novo cruzamento, desta feita, rasteiro para a área e Ivo Lucas na zona de penalti, consegue desmarcar-se e atira a bola ao travessão. Chegou a gritar-se golo mas a bola não entrou! O Esmoriz voltou a causar alguns calafrios nos dez minutos seguintes, contudo o FC Pampilhosa conseguiu depois reagir e o jogo voltou a estagnar, e foi assim até ao apito final. Ainda assim, a equipa visitante teve um remate perigoso aos 85 minutos que obrigou Ima a uma defesa difícil. E nos descontos, foi o Pampilhosa a equipa que mais pressionou no último terço.

A partida terminaria pouco tempo depois com um empate sem golos. A equipa da Barrinha esteve perto da vitória, e viu-se uma maior dinâmica e atitude em campo, contudo o FC Pampilhosa também demonstrou que quer exibir argumentos na luta pela permanência ao longo da temporada. Quanto à arbitragem, esteve em bom plano.

Esta partida foi acompanhada pela equipa de reportagem da rádio Voz de Esmoriz constituída por João Cruz, José Carlos Reis e Professor Manuel José.

Na próxima jornada, a equipa da Barrinha vai ao reduto do Relâmpago Nogueirense (14º classificado com 3 pontos).

Damos ainda nota de que os cinco reforços do Tonic FC (que alinham no equivalente à III Divisão da Nigéria) já estão a caminho da Barrinha e acredita-se que possam ser inscritos nas próximas semanas, reforçando as aspirações do Sporting Clube de Esmoriz no Campeonato SABSEG.