Trofense e Estrela da Amadora sobem e disputam final do Campeonato de Portugal

30 de Maio, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Esta é a época de decisões finais no Campeonato de Portugal no que diz respeito às subidas para a Segunda Divisão bem como para as equipas que se qualificarão para a nova Liga 3 que será criada na próxima temporada.

No que concerne ao playoff da subida, na série Norte, o Clube Desportivo Trofense fez a festa ao empatar hoje 1-1 no reduto do Sporting Clube de Braga B, conseguindo preservar a vantagem sobre o Anadia e o Pevidém SC. O Trofense orientado por Rui Duarte tem alguns jogadores de valor reconhecido no Campeonato de Portugal, entre os quais: Serginho (guardião veterano que já passou pelo Santa Clara), Mika (central que já passou pelo Feirense), Bruno Almeida (médio criativo que marcou golos decisivos nesta fase final) e Alan Júnior (avançado desequilibrador). O clube regressa às competições profissionais e aos pergaminhos em que já reivindica alguma tradição.

Na série Sul, o Clube Futebol Estrela da Amadora venceu hoje no reduto da União de Leiria por 2-0, dois golos apontados pelo seu avançado brasileiro Paollo Madeira, o primeiro do qual, uma obra de arte em que tirou da frente um defesa leiriense antes de desferir um remate potente sem hipóteses para o guardião oponente. A turma comandada por Rui Santos muito deve à forma pragmática, eficiente e madura como superou a concorrência. Jogadores como Filipe Leão (guardião veterano), Zé Pedro (central promissor emprestado pelo Sporting Clube de Braga), Sérgio Conceição (lateral direito e filho do treinador principal do Futebol Clube do Porto), Chapi Romano (médio criativo) e Diogo Leitão (avançado tecnicista) acabaram por ser determinantes para alcançar uma subida do clube histórico da Reboleira. É ainda de enaltecer o bom percurso do Torreense que deu luta até ao fim, embora não tenha chegado para conseguir a promoção à Segunda Divisão.

Clube Desportivo Trofense e Clube Futebol Estrela da Amadora disputam a finalíssima do Campeonato de Portugal no próximo Domingo à tarde, embora já tenham concretizado, neste domingo, a subida de divisão. As restantes equipas do playoff que falharam a subida, serão integradas automaticamente na Liga 3.

No que diz respeito ao apuramento das equipas que disputam os grupos de acesso da Liga 3, e visando em particular as equipas do Distrito de Aveiro, o São João de Ver, ao empatar 0-0 no terreno do Sanjoanense (apesar da investida final nos últimos 10 minutos da equipa de Sérgio Machado com bolas bombeadas para a área), conseguiu vencer o Grupo C e festejar uma inédita subida. Por seu turno, a Sanjoanense falhou esse objectivo e permanecerá assim no Campeonato de Portugal, prova em que estará igualmente o Sporting Clube de Espinho que, nesta temporada, conseguiu uma boa recuperação através do comando técnico de Bruno China.

Também o Lusitânia Lourosa alcançou a subida à Liga 3, ao vencer no campo do Marítimo B por 1-0 com o golo a ser apontado por Joel Silva na segunda parte. É mais um marco importante para a equipa orientada por Henrique Nunes.

É de relevar também o acompanhamento da Rádio Voz de Esmoriz e sobretudo do Canal 11 que têm seguido esta prova com especial atenção.

Créditos: Páginas dos Clubes Trofense e Estrela da Amadora