Turquia expulsa embaixadores de 10 países

25 de Outubro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Na Turquia, o ambiente está tenso. O presidente Recep Tayyip Erdogan anunciou, neste passado sábado, que vai declarar os embaixadores de dez países ocidentais como “persona non grata”. Assim sendo, os altos representantes diplomáticos das embaixadas do Canadá, França, Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Estados Unidos da América deverão abandonar, em breve, aquele país.

Em causa, está a polémica detenção de Osman Kavala por parte do regime turco. O empresário foi preso há quatro anos e não foi ainda sequer julgado. Osman, visto como um opositor a Erdogan, tem sido conotado com a tentativa de golpe de estado de 2016 e com eventuais actos de espionagem e desestabilização. No entanto, o processo movido contra si motiva bastantes dúvidas.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ordenou inclusivamente em 2019 a libertação imediata de Osman Kavala, contudo essa decisão não foi acatada. Dentro deste contexto, e muito recentemente, 10 embaixadores de países pediram, em comunicado conjunto divulgado, um “acordo de libertação justo e rápido” para Osman Kavala. Tal pedido enfureceu Erdogan que, não só considerou a abordagem “inaceitável”, como deu ordens ao ministro dos Negócios Estrangeiros para declarar os mentores desse apelo como “persona non grata”.

Caso Osman Kavala não seja libertado nos próximos tempos, o Conselho Europeu admite o cenário de sanções contra a Turquia.


Créditos de Imagem: AP – Nedim Enginsoy/ RFI