Ucrânia vence a edição de 2022 da Eurovisão

15 de Maio, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

“Stefania”, da Kalush Orchestra, é a canção vencedora da 66ª edição do Festival Eurovisão da Canção que decorreu em Turim (Itália). A canção ucraniana era a favorita à vitória e acabou por conseguir terminar no primeiro lugar na grande final que decorreu neste sábado à noite, devendo essencialmente essa conquista ao voto do público. De acordo com o Jornal Público, a canção teve 439 pontos do voto popular, mas tinha tido apenas 192 pontos do júri. Na contabilização final, e apesar de alguma incerteza quanto a quem venceria a edição, a canção ucraniana bateu mesmo a concorrência das melodias britânica e espanhola.

Kalush Orchestra apresentou uma canção folk-rap, uma mistura de música folclórica e tradicional ucraniana com hip-hop. O videoclipe da música alude mesmo ao conflito na Ucrânia, enaltecendo o heroísmo do povo ucraniano que tenta sobreviver por entre os escombros causados por uma terrível guerra. Após a vitória, o grupo deixou uma mensagem clara ao mundo: “Salvem Mariupol e a Ucrânia, ajudem Azovstal”.

Por sua vez, Portugal foi representado no festival por “saudade, saudade”, canção da autoria de MARO que ficou no nono lugar.

Refira-se a título de curiosidade que aquando da inscrição da Lituânia deste ano para a Eurovisão, Monika Liu, usou o poder da música para demonstrar o seu incondicional apoio à Ucrânia e ao seu conjunto finalista da Eurovisão – a Kalush Orchestra. Monika (representou a Lituânia neste Festival da Eurovisão da Canção) não apenas acenou com a bandeira ucraniana durante os shows ao vivo das semifinais e finais, mas também se juntou a uma iniciativa em Vilnius, capital daquele país báltico, onde músicos famosos do país, os solistas do Teatro Nacional de Ópera e Ballet e um coro infantil manifestaram a sua solidariedade musical, instando a prosseguir o seu apoio à Ucrânia durante e após o Festival da Eurovisão da Canção. Foi mesmo produzido um vídeo que causou sensação.

Monika Liu, juntamente com outros artistas lituanos, cantou “Stefania”, música do grupo ucraniano que venceria o festival, em um novo vídeo, filmado nas ruas de Vilnius. A iniciativa destacou o apoio contínuo de Vilnius (capital da Lituânia) à Ucrânia desde o início da guerra em 24 de fevereiro e mostrou ainda solidariedade para com os refugiados desta guerra.

Foi a terceira vez na história que a Ucrânia venceu a Eurovisão, depois de já ter vencido também em 2004 e 2016.


Vídeo nº 1 – A actuação decisiva da Kalush Orchestra na Grande Final da Eurovisão em Turim (Itália – 2022).
Créditos: Eurovision Song Contest


Créditos da Imagem de Destaque: EBU / CORINNE CUMMING/Eurovision.TV