Ucranianos recuperam várias localidades e estão perto de reconquistar Izium
11 de Setembro, 2022Naquela que tem sido uma contra-ofensiva rápida e eficiente, as forças ucranianas têm recuperado várias localidades no Oblast de Kharkiv, surpreendendo o exército russo que, em alguns pontos, tem batido em retirada. As linhas russas encontram-se, parcialmente, condicionadas, o que pode prejudicar o seu abastecimento.
Kiev já havia anunciado ontem que as suas tropas haviam entrado em Kupyansk, uma cidade com 25 mil habitantes. Contudo, o grande objectivo passa agora por reconquistar Izium, cidade com grande importância estratégica, e onde as tropas ucranianas já terão conseguido entrar, embora ainda sem oficializar a sua recuperação.
Depois de anunciar a libertação de cerca de 30 localidades na sexta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse, neste sábado, que o exército ucraniano tomou cerca de “2.000 quilómetros de território” no mês de Setembro.
O Ministério da Defesa Russo reconhece a retirada das forças russas de Kupyansk e Balakliia, contudo argumenta que as tropas foram reposicionadas no Oblast de Donetsk, reforçando o apoio aos separatistas pró-russos.
Créditos da Imagem: Maksim Levin/REUTERS