Último trimestre de 2021 traz uma renovada agenda cultural ao Município de Ovar

1 de Outubro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Último trimestre de 2021 traz uma renovada agenda cultural ao Município de Ovar

Tiago Bettencourt marca retoma da programação cultural e assinala Dia Mundial da Música

Para o trimestre de outubro a dezembro, a Câmara Municipal de Ovar volta a apostar na diversificação de espetáculos culturais que vão dos concertos ao teatro, passando pelos festivais locais e pela dança, com forte componente de interação com o público, nesta nova fase que pretende trazer alguma liberdade à cultura e aos agentes culturais.

A retoma da programação cultural, com lotação do espaço a 100%, arranca com o concerto de Tiago Bettencourt, hoje, dia 1 de outubro, naquele que é assinalado como o Dia Mundial da Música. O espetáculo do músico, que iniciou carreira nos Toranja, está marcado para o Centro de Arte de Ovar, às 21h30, e será o primeiro momento de casa cheia, que promete ser único e carregado de simbolismo, respeitando, ainda assim, as regras de segurança.

Numa clara e progressiva recuperação da normalidade, o Município de Ovar aposta, igualmente, na dinamização dos agentes culturais locais, promovendo a transversalidade artística, qualidade e a valorização e promoção dos agentes locais, artistas, associações, grupos ou coletividades. Desta forma, ainda no decorrer do mês de outubro, o Centro de Arte de Ovar acolhe grandes espetáculos e concertos locais, como o “Festovar”, dia 9, e o “ComCordas”, a 24 de outubro.

Destaque ainda para sexta-feira, dia 8, para um espetáculo especial que reúne 50 músicos da Banda Sinfónica da PSP com a banda de Jazz Troll´s Toy, da qual faz parte o músico vareiro João Martins, na bateria e percussão. As Bandas locais têm, após o período mais difícil da pandemia, um lugar especial na programação do último trimestre, com concertos das Bandas Filarmónica Ovarense, Boa União e Sinfónica de Ovar, bem como um concerto especial da Orquestra Filarmonia das Beiras com o Grupo de teatro JANGADA, este já em ambiente de Natal.

A reposição do espetáculo multidisciplinar e de envolvimento da comunidade “Troupe António Dias Simões”, a 29 de outubro, marca já o início do trabalho de celebração da tradição “reiseira” e a valorização do valor patrimonial do Cantar os Reis em Ovar.

Também a dança estará em evidência em novembro com o regresso do Caixa de Dança – Festival de Dança de Ovar, programado para 6 a 21 de novembro. Este é um festival que engloba grandes produções nacionais e bailarinos e agentes locais, em momentos de criação coreográfica de interação com o público em Ovar.

O Museu Júlio Dinis continuará a promover o ciclo de concertos criativos e intimistas “Sozinho em Casa”, bem como a tertúlia “Há Bola no Museu – Às três na Oliveirinha” e antecipa-se o Fim de Semana Gastronómico “À mesa com Júlio Dinis” de 11 a 13 de novembro, naquele que pretende ser um encontro literário à mesa. Também o Museu Escolar Oliveira Lopes, a Escola de Artes e Ofícios e a Biblioteca Municipal de Ovar, enquadrados no âmbito do programa EIXO ǀ Aprendizagem Criativa continuarão com a sua dinâmica, numa estratégia de descentralização, com exposições, cinema, concertos em formato reduzido, oficinas artísticas, em diferentes formatos e para todos os públicos.

Esta agenda cultural deixa uma nota final para o “Ovar Natal & Reis”, um período de celebração a reter entre 8 de dezembro e 8 de janeiro, cujo programa será apresentado em breve.

Pode consultar a agenda cultural completa em Agenda Outubro-Dezembro21.



Créditos da Imagem: Sony Music Portugal