Uma agenda cultural com identidade: Cantar os Reis, Carnaval e Solenidades da Quaresma e da Semana Santa marcam a programação de Ovar no próximo trimestre

27 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

De janeiro a março, são mais de uma centena os motivos para visitar Ovar

O Município de Ovar acaba de lançar a sua agenda cultural para o 1º trimestre de 2024.  A Identidade Vareira assume um papel central na programação, estando, neste período, em destaque três tradições únicas do concelho: O Cantar os Reis, o Carnaval e as Solenidades da Quaresma e da Semana Santa.

A agenda cultural tem, lado a lado, artistas do panorama nacional e agentes locais. Entre música, teatro, dança, oficinas, exposições, tertúlias, há um conjunto de propostas culturais para descobrir e que farão o concelho respirar cultura e identidade nos próximos três meses.

“Pensada para diferentes públicos e fortemente alicerçada nas tradições e vivências do território, esta agenda cultural, mais uma vez, permite um acesso de proximidade a espetáculos de elevada qualidade. Ao mesmo tempo, é também um convite para visitar o concelho de Ovar”, explica Alexandre Rosas, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, que não tem dúvidas, “a dinâmica cultural do concelho tem contribuído para elevar a qualidade de vida dos munícipes, promover a coesão social e territorial e atrair visitantes e turistas ao território, sendo um importante motor económico e social para o concelho”, sublinha.

Uma agenda cultural com um conjunto de propostas únicas

Ainda a encerrar a quadra natalícia, 25 troupes do concelho de Ovar trazem a melodia e o aconchego em mais um “Cantar os Reis”, nos dias 6 e 7 de janeiro, no Centro de Arte de Ovar. Trata-se de uma tradição secular no concelho, com características únicas, que, desde 2020, está registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal.

De 20 janeiro a 13 de fevereiro, “A Vitamina da Alegria®” está de regresso com mais um emblemático Carnaval de Ovar. Desfiles, concertos, oficinas, exposições, visitas e muita animação espontânea… são mais de 50 as iniciativas previstas que fazem das ruas de Ovar um palco coletivo.

Segue-se a celebração das Solenidades da Quaresma e da Semana Santa em Ovar, cuja história e dimensão patrimonial colocam Ovar entre as principais paróquias do país. Para além dos rituais religiosos, a Câmara Municipal de Ovar, em articulação com a Paróquia, oferece um conjunto de concertos temáticos, envolvendo, também, os agentes locais.

“BANTU” de Victor Hugo Pontes; os The Gift com o projeto “Coral” e Miguel Araújo com a “Casca de Noz” são os principais destaques do Centro de Arte de Ovar neste primeiro trimestre, num conjunto de propostas ecléticas, dirigidas aos diversos públicos e nas diferentes áreas.  Também a Escola de Artes e Ofícios, a Biblioteca e os Museus municipais continuam, em 2024, a trabalhar, em rede, numa oferta cultural apelativa, programada de forma criteriosa e atenta às dinâmicas da comunidade educativa, dos jovens e das famílias, dos agentes culturais locais e do crescente público que visita Ovar em função de um consolidado portfólio de eventos que se estende ao longo de todo o ano.

A Agenda Cultural pode ser consultada em https://cultura.cm-ovar.pt/pt/menu/3361/agenda-cultural.aspx.