UMP subscreve protocolo para balcões SNS 24 em estruturas residenciais para idosos

24 de Janeiro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

A União das Mutualidades Portuguesas subscreveu, esta quinta-feira, um protocolo de colaboração entre as entidades do setor social e solidário e os Ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para a instalação de Balcões SNS24 em equipamentos de respostas sociais e unidades de internamento.

O Balcão SNS 24 é um espaço que, gerido por entidades parceiras do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pretende facilitar e mediar o acesso dos cidadãos aos profissionais de saúde do SNS e aos serviços de saúde digitais incluindo a TeleSaúde, mediante a criação de uma rede nacional de estruturas locais existentes de confiança e proximidade.

O objetivo do Governo passa, numa primeira fase, pela instalação destes balcões nas estruturas residenciais para pessoas idosas, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e lares de residência para pessoas com deficiência, que pertençam às áreas de influência de Unidades Locais de Saúde. Numa fase posterior, está previsto o alargamento a outras respostas sociais.


Nos balcões SNS24, são disponibilizados serviços de marcação de consultas, realização de consultas, consulta de exames e guias de tratamento, renovação e consulta de medicação crónica, avaliação e registo dos sintomas provocados pela COVID-19, agendamento de vacinação COVID-19, emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação) acesso ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa, realização de chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24, pedido de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica e emissão e alteração de dados do utente.

A celebração do protocolo decorreu em Arcos de Valdevez, com as presenças da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.