União das Mutualidades Portuguesa apresentou estratégia de internacionalização a Santos Silva

2 de Dezembro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Uma delegação da União das Mutualidades Portuguesas (UMP) foi recebida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a quem ofereceu um exemplar do livro “Origens do Mutualismo em Portugal”, que resulta de uma investigação histórica coordenada pela Professora Joana Dias Pereira, da Universidade Nova de Lisboa.

Acompanhado por Luís Cristina de Barros, Vice-Presidente do Conselho de Administração da UMP, e José Carvalho, Vogal do Conselho Fiscal da UMP, Luís Alberto Silva sublinhou a importância desta obra, editada pela UMP, que trouxe novos dados sobre as origens e evolução do Movimento Mutualista em Portugal.

Foi na sequência da publicação desse livro, que refere a fundação da primeira organização com práticas de raiz mutualista em maio de 1176 (Confraria de Fungalvaz, Torres Novas), que a Assembleia Geral da UMP deliberou por unanimidade, na última sexta-feira, passar a considerar 27 de maio como data comemorativa do Dia Nacional do Mutualismo.

Luís Alberto Silva aproveitou a oportunidade para dar a conhecer a Augusto Santos Silva o trabalho e a estratégia da UMP no âmbito da sua internacionalização, no quadro da União Mundial das Mutualidades ou da difusão do mutualismo na Europa e nos países da CPLP.

A UMP propôs, ainda, a celebração de um protocolo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, facilitador de contactos com autoridades e organizações internacionais, e a inclusão de um representante da UMP em missões de diplomacia económica, relevantes para o setor da Economia Social.


Nota de imprensa enviada pela União das Mutualidades Portuguesas