Unidade de Saúde Familiar da Barrinha respondeu ao nosso inquérito
27 de Outubro, 2020No passado mês de Setembro, enviamos algumas perguntas para que a Unidade de Saúde Familiar da Barrinha nos pudesse esclarecer o actual estado em torno do atendimento dos utentes, dado o facto da comunicação telefónica ter sido praticamente inviabilizada durante o Verão. Não obstante, apuramos que as queixas dos cidadãos regressaram neste mês de Outubro, alegando estes novamente que o atendimento por via telefónica não está a funcionar ou a dar a capacidade de resposta que muitos desejariam. É também necessário ter em linha de consideração que o número de chamadas para as unidades de saúde familiar portuguesas conhece a clara tendência para aumentar nesta época do ano, e não é só por causa do aumento de casos por COVID-19, mas porque aparecem, simultaneamente, outras patologias derivadas do clima mais frio.
Não obstante, é necessário também aferir se o funcionamento poderia ser melhorado, ou até mesmo, reforçado temporariamente com mais meios técnicos e humanos, de forma a assegurar um atendimento eficaz e apoiar os profissionais que lá se encontram e que, apesar de estarem a dar o seu melhor (pelo menos, acreditamos que assim seja!), certamente precisarão de uma maior ajuda.
Feito este contexto, apresentamos agora as respostas que nos foram remetidas, há duas semanas, pela entidade de forma a que os cidadãos possam ser elucidados e aconselhados para os procedimentos que devem seguir, de modo a obterem as respostas pelas quais anseiam para os seus problemas/questões de saúde.
Agradecemos, desde já, ao centro de saúde por ter aceite o nosso convite de responder a este pequeno questionário.
1 – É verdade que a Unidade de Saúde Familiar da Barrinha deveria tomar procedimentos menos restritivos porque já não estamos em tempo de Cerca Sanitária? Ou as medidas observadas também se vislumbram da mesma forma nas restantes unidades de saúde do país?
R: A USF da Barrinha tem vindo a aumentar progressivamente o número de consultas presenciais quer para tratamento de doença aguda quer para monitorização de doentes de risco e vigilâncias. O contacto telefónico prévio com triagem clínica para sintomas Covid (tosse, febre e falta de ar) tem-se mantido para garantir a segurança do utente e dos profissionais. Têm sido cumpridas as orientações para Retoma da normalidade de funcionamento. Salienta-se que a USF da Barrinha, mesmo durante o Cerco Sanitário em Ovar, manteve sempre consultas presenciais imprescindíveis e inadiáveis, bem como os serviços de atendimento mínimo à população.
2 – A avaria do atendimento telefónico, reportada em Junho, já foi resolvida? Se não, quando tencionam fazê-lo?
R: Em termos de resolução da avaria dos telefones fixos da USF que se verificava desde junho, podemos dizer que já se encontra resolvida, estando disponíveis os novos contactos telefónicos (256 753 034 ou 256 785 170) para que os utentes possam aceder com segurança e em tempo útil ao contacto com os profissionais da USF da Barrinha para orientação e resolução das dificuldades sentidas pela população no âmbito da prestação de Cuidados de Saúde Primários.
3- No caso de quererem marcar uma consulta, como é que os utentes devem proceder? E que outras dicas podem sugerir aos cidadãos?
R: Para marcar consulta por doença aguda (ou seja, por aparecimento de sintomas novos ou por agravamento de patologia já conhecida, com duração inferior a um mês) devem ligar para os números 256 753 034 ou 256 785 170. Será feita triagem clinica para sintomas COVID e programada a consulta presencial ou resolução do problema via telefone ou orientação para área de observação adequada (que pode ser no ADC-SU – que funciona no Serviço de Urgência do Hospital – no caso de sintomas suspeitos de COVID com critérios de gravidade clínica).
Para marcar consulta de medicina geral e familiar (de vigilância ou por outro motivo de seguimento não agudo) pode ligar para 256 753 034 ou 256 785 170 ou enviar email para usf.barrinha@arscentro.min-saude.pt para que o médico ou enfermeira de família entre em contacto via telefone para programar de forma segura a deslocação à USF. Destaco a importância de os utentes atualizarem os contactos telefónicos e de email para facilitar o contacto entre USF e utente.
Imagem de Destaque: Google Maps
Gostei da desculpa de avaria, curiosamente esta avaria como lhe chamam, dura á anos, só com insistência que chega a mais de 10 tentativas de contacto é que o telefone é atendido, eu mesmo já presenciei ante do covid o telefone a tocar várias vezes e não houve uma funcionária que o fosse atender.
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