Vandalismo atinge Praia de Esmoriz
21 de Janeiro, 2023Alguns actos de vandalismo provocaram o derrube de alguns contentores na zona da praia de Esmoriz, bem como a remoção de algumas placas toponímicas.
A situação já está a ser resolvida pelas entidades locais da Protecção Civil.
Recorde-se que recentemente a Junta de Freguesia de Esmoriz apelou igualmente ao civismo das pessoas, referindo-se ao caso concreto do jardim da Praceta Bernardo Gonçalves, cuja reposição de plantas tem sido frequente.
Também existem queixas nas redes sociais de cidadãos que se queixam do desaparecimento de alguns artefactos presentes nas campas dos seus entes falecidos, no cemitério de Esmoriz.
Créditos da Imagem: Fernando Cardoso
Cara A Voz de Esmoriz,
Urge que façam muito melhor que isto!
Relatam, nesta notícia, vandalismo na praia de Esmoriz. Muito bem! E que fazer? Que soluções temos? O que podem fazer os residentes que possivelmente viram o que foi feito e como foi feito?
E não é só isto?
Em Esmoriz a lei é tão eunuca como um castrado qualquer!
Já vi carros estacionados em cima dos passeios, a GNR a passar de carro, a olhar e a ignorar. Não se passam multas em Portugal por violações destas? Carros estacionados contramão é aos montes e em todos os lados e num país civilizado e cívico é uma violação, Não há uma autoridade que tome medidas?
Quando caminho tenho que andar bem atento onde coloco os pés, porque os passeios de Esmoriz são os quartos de banho dos animais de estimação. A grande maioria das pessoas que passeiam os seus animais de estimação não limpam os dejectos que estes deixam atrás de si. Impressionante e não há autoridade que faça prevalecer a lei, que tenha a missão pedagógica de ensinar civismo a esta gente e não há autoridade para exigir esse civismo às pessoas. Cada um faz o que quer e como quer!
E depois, se vais ao posto da GNR denunciar dizem-te para identificares o autor do crime e assinares uma denúncia. Por outras palavras, eu primeiro tenho que cometer um crime para identificar o autor (porque é crime, à face da lei portuguesa, eu andar a identificar outra pessoa. Só as autoridades têm esse poder!) do acto anticívico que quero denunciar. Percebem porque é que ninguém denuncia coisa alguma?
Outra praga que nenhuma autoridade tenta debelar: Veículos comerciais estacionados nas vias públicas durante a noite e durante dias.
E fico-me por aqui!
A Voz de Esmoriz, o porta voz de Esmoriz e que se propõe defender os interesses de Esmoriz, tem que fazer muito mais e melhor para conquistar essa legitimidade. Não chega só dizer!
E tem que ter mais coragem!