Viagem Medieval da Feira acolheu 650 mil visitantes

12 de Agosto, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

A Viagem Medieval em Santa Maria da Feira terminou neste domingo e atingiu novos recordes – registou cerca de 650 mil visitantes durante os onze dias (média de 50 mil por dia) e contabilizou, entre entradas e merchandising, uma facturação global de 2,2 milhões de euros, ajudando a tornar auto-suficiente esta edição que contava com um orçamento de 1,9 milhões de euros. Ou seja, o lucro do mega-evento (um dos maiores do país) rondou os 300 mil euros.

De acordo com o jornal Eco e a Agência Lusa, foram proporcionadas 110 propostas de animação disponíveis diariamente nos 37 hectares do recinto. A recriação do reinado de D. Duarte (1433-1438), a qual contou com a participação especial do actor Pedro Laginha (assumiu o papel do “Eloquente”, cognome do monarca), contou com o reavivar de momentos históricos da nação, nomeadamente de quando se dobrou o temível Cabo Bojador, e ainda temos de destacar os três espetáculos de grande formato junto à Mata das Guimbras, eventos diversificados em torno do Castelo da Feira, a Liça dos Torneios e a Floresta Mágica. Foram também proporcionadas iniciativas singulares nesta edição, como por exemplo, cabeleireiros medievais, massagens daquela época, oficina de unguentos, escrita com pena e tinteiro, leitura de mãos, chá marroquino, delícias turcas, etc.

Ao todo, cooperaram dezenas de coletividades locais, além de cerca de 1.600 trabalhadores e 400 voluntários por dia. E claro, tivemos pessoas que representaram os papéis de cavaleiros, nobres, damas, clérigos, camponeses, marinheiros, navegadores, artesãos, pescadores, etc.

O balanço da 27ª edição foi assim bastante positivo. Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal da Feira, prestou declarações à Agência Lusa e ao Jornal Eco, tendo mencionado que “nesta edição estiveram envolvidos perto de 1.200 intervenientes culturais, entre encenadores, coreógrafos, atores amadores e profissionais, figurantes, dançarinos, músicos e técnicos de luz e som” e que “este número posiciona a Viagem Medieval como um dos maiores eventos culturais do país”. Destacou ainda as visitas ao Castelo de Santa Maria da Feira, recentemente requalificado, o qual recebeu 10 mil visitantes (um crescimento de 80% em termos de adesão), e aos torneios na liça junto à Ecovia do Cáster, onde várias sessões foram esgotadas.

Além de visitantes oriundos de Norte a Sul do país (muitas pulseiras de entrada foram adquiridas por pessoas provenientes dos distritos de Aveiro, Porto, Coimbra, Lisboa e Braga), houve ainda turistas estrangeiros que vieram de diversos países – Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, entre outros – para assistir à Viagem Medieval.



Créditos da Imagem: Página “Viagem Medieval em Terra de Santa Maria” nas redes sociais