Viajar através das histórias

7 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

No passado dia 30 de novembro, a convite das docentes Sílvia Brandão e Ana Isabel Pereira, professoras do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte, a Escola EB 2,3 de Maceda teve o prazer de receber a Dr.ª Arcelina Santiago, figura de destaque em várias Associações e Fundações com papel determinante na defesa da Lusofonia e dos Direitos Humanos. Como considera que a leitura é essencial na nossa vida, tem também promovido o gosto pela leitura.  

Assim, na biblioteca da escola, a Dr.ª Arcelina Santiago proporcionou aos alunos das turmas G e H, do quinto ano de escolaridade, um belo e agradável momento ao ler-lhes a fábula da sua autoria, “O Galo Jeremias e a Galinha Mariazinha”. Esta é uma história de valores, como o respeito pelos outros, a compreensão, a valorização das diferenças, a importância do amor, contadas de uma forma simples e lúdica.

Este espaço tornou-se, mais uma vez, um local de viagem ao mundo da fantasia em que, a partir de uma bela narrativa, os alunos foram convidados a refletir, a expressar as suas opiniões e a conjugar os saberes adquiridos na escola com as experiências do dia-a-dia.

Desta forma, foi proporcionado um momento de aprendizagem e de partilha, que se revelou enriquecedor e que poderá inspirar iniciativas futuras.