Vladimir Putin anuncia mobilização militar parcial

21 de Setembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

De acordo com a CNN Portugal, o presidente russo Vladimir Putin anunciou esta quarta-feira a mobilização militar parcial dos cidadãos da Rússia na reserva, naquele que foi o primeiro discurso à nação desde o início da guerra na Ucrânia. Ao todo, espera-se que 300 mil reservistas venham a ser mobilizados nos próximos tempos para combater as forças de Kiev.

“Devemos apoiar a proposta do Ministério da Defesa sobre a mobilização militar parcial. Só mobilizaremos os cidadãos atualmente na reserva, que têm experiência e serviram no Exército, e têm certas profissões e capacidades. Antes de serem mobilizados, terão treino militar adicional, com a experiência da operação militar especial em mente”.

O presidente russo lançou ainda um aviso ao Ocidente e à NATO, afirmando que dispõe de muitas mais armas modernas e que estará preparado para as usar, caso a Rússia se sinta ameaçada.

Recorde-se que, muito recentemente, a Ucrânia lançou uma forte contra-ofensiva na região de Kharkhiv, reconquistando já mais de 7 mil quilómetros quadrados, incluindo as cidades de Izium, Kreminna, Balakliia e Kupiansk. Muitas das unidades russas, até então destacadas nessas localidades, terão fugido em debandada.

Créditos da Imagem: CNN Portugal